06/07/2015, 16:00 — 16:30 — Room P3.10, Mathematics Building
Alexandre Barão, Instituto Superior Técnico
Análise e Avaliação de Redes Sociais nas Organizações
O conhecimento pode ser tácito ou explícito. Através de técnicas baseadas em Análise de Redes Sociais, a Gestão do Conhecimento identifica e potencia o conhecimento colectivo das organizações e permite acompanhar e manter o conhecimento tácito existente nas mesmas. O valor das organizações tende a ser maior que a soma dos seus activos tangíveis. O capital humano, estrutural e relacional é conhecimento essencial nas organizações. Este conhecimento existe em diferentes indivíduos e organizações, mas é difícil de avaliar porque é tácito. Como conhecimento tácito, não é possível capturar o valor do capital relacional a partir de sistemas puramente contabilísticos nas organizações. Apesar dos diversos modelos de avaliação referidos na literatura, existem poucos modelos para avaliar o capital relacional das organizações numa perspectiva de rede, i.e. considerando o valor do capital relacional estritamente relacionado com relações de oferta e procura.
Neste sentido, por exemplo, através de redes de autoria e co-autoria, a indústria da música não é excepção uma vez que se baseia em leis de oferta e procura. Por outro lado, já pensaste que fenómenos como o Facebook se baseiam em fluxos de oferta e procura?
Usando a matemática, descobre até onde te pode levar a análise e avaliação de redes de sociais nas organizações.