07/01/2023
Licenciado em Engenharia Electrotécnica (1978), mestre em Matemática Aplicada (1987) e doutor em Matemática (1989) pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa.
A sua actividade de investigação centrou-se em análise funcional e teoria de operadores, com aplicações a problemas da teoria da difracção de ondas.
Foi docente de Matemática no IST desde 1978 e professor associado do Departamento de Matemática desde 1993 até à sua aposentação em 2022. Foi investigador na Fachbereich Mathematik da Technische Hochschule Darmstadt, Alemanha, em 1990-1991.
No IST foi membro do Centro de Análise e Processamento de Sinais (1981-1996) e do Centro de Matemática e Aplicações (1996-2006), coordenador da Secção de Álgebra e Análise do Departamento de Matemática (1997-1998), Vogal do Conselho Directivo do IST, com o pelouro dos assuntos académicos (1999-2000) e presidente do Departamento de Matemática (2001-2002). Em todas estas funções revelou qualidades excepcionais de planeamento, ponderação, exigentes princípios éticos e capacidade de concretização.
Na direcção do IST é recordado por colegas pelo enorme bom senso em decisões e opiniões, e por funcionários com que lidava directamente pelo sentido de humor apurado que tornava mais leves mesmo os dias de trabalho mais intenso, e pelo rigor e capacidade de organização dos serviços académicos do IST, numa altura em que recursos informáticos, organização administrativa e especificação de procedimentos eram escassos. Ainda hoje há quem recorde uma sua pergunta frequente essencial para o bom funcionamento institucional: “Onde é que isso está escrito?”. Exerceu estas funções com seriedade inquebrantável, que em certos casos difíceis foram de importância fulcral para o Técnico.
A sua presidência do Departamento de Matemática do IST foi marcada por um notável rigor de gestão e por muito entusiasmo e energia. Das suas várias iniciativas destaca-se aqui a criação do prémio Professor Jaime Campos Ferreira e o projecto e obra da actual “sala comum” do Departamento e, no que era um claro reflexo da sua personalidade, a instituição da prática de publicação de planos e relatórios de actividade do Departamento e o estabelecimento das suas primeiras redes de informação interna por correio e internet.
Em 9 Fevereiro de 2007 foi nomeado vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, cujo Conselho Directivo integrou até 2011, onde, entre outras contribuições, se distinguiu na renovação do grupo de informática e do associado suporte tecnológico, e na organização dos concursos de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, evidenciando as qualidades de liderança e trato que o tinham distinguido no Técnico.
O Francisco Teixeira marcou a vida do Departamento de Matemática do IST e de todos os colegas e alunos que tiveram o privilégio do seu convívio durante os 44 anos em que pudemos contar com a suas capacidades, profissionalismo, empenho e entusiasmo, sem esquecer a sua permanente boa disposição, pragmatismo e espírito de iniciativa. Estas suas qualidades já eram evidentes quando, ainda aluno do IST, fez parte de uma equipa de jovens investigadores no Laboratório de Fisiologia do Instituto Gulbenkian de Ciência, onde uma iniciativa pioneira integrava alunos universitários, engenheiros, biólogos e médicos em projectos de investigação na então nascente área da Biomecânica e dos associados processos de controlo e processamento neuronal.
Era um homem culto, melómano convicto cujas incursões na antiga discoteca Roma eram quase lendárias; cultivava a História com grande dedicação, especialmente a de Castelo de Vide e arredores, e foi curador e um dos grandes impulsionadores da Fundação Cidade de Ammaia, cuidadora das ruínas da cidade romana com esse nome no município de Marvão.
O Francisco Teixeira será para sempre lembrado com muita saudade, mas também com a satisfação de quem cruzou caminhos na vida com alguém como o Xico.
04/09/2023 — 08/09/2023
@ Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal
As conferências ENUMATH (European Conference on Numerical Mathematics and Advanced Applications) são um fórum para apresentar e discutir avanços fundamentais em matemática numérica e desafiar aplicações científicas e industriais ao mais alto nível de especialização internacional.
A primeira conferência ENUMATH realizou-se em Paris em 1995. As edições seguintes foram realizadas nas universidades de Heidelberg (1997), Jyväskylä (1999), Ischia Porto (2001), Praga (2003), Santiago de Compostela (2005), Graz (2007), Uppsala (2009), Leicester (2011), Lausanne (2013), Ankara (2015), Bergen (2017) e Egmond aan Zee (2019).
A ENUMATH 2021 foi cancelada devido à pandemia COVID-19. Foi adiada para 4-8 de setembro de 2023, em Lisboa e decorrerá no mesmo local, o Instituto Superior Técnico. Os Oradores Convidados da ENUMATH 2021 aceitaram o convite para a ENUMATH 2023.
Seminários de investigação, de trabalho ou de estudantes a realizar no DMIST durante as próximas semanas.
Provas públicas de agregações ou doutoramentos recentes ou próximas.