Contents/conteúdo

Análise Real e Análise Funcional

A investigação na área de Análise Real e Análise Funcional no Departamento de Matemática (DM) é desenvolvida principalmente em : Álgebras de operadores (símbolos para álgebras não locais, teoria do índice de Fredholm, análise assintótica de álgebras não fractais de sucessões de operadores, álgebras de Lie e álgebras JC*, álgebras de operadores em espaços tipo Bergman). Teoria de operadores (fórmulas para o índice de operadores integrais singulares com deslocamento, teoria de Fredholm de operadores tipo convolução, propriedades de operadores de Toeplitz truncados, teoria espectral de operadores não auto-adjuntos). Espaços de funções analíticas e problemas de Riemann - Hilbert (factorização de funções quase periódicas, factorização em superfícies de Riemann e aplicações a sistemas integráveis, problemas da coroa, subespaços invariantes, propriedades de espaços de funções poli-analiticas).

A Patrícia Gonçalves é responsável pelo programa de investigação em "Hydrodynamic Limits and Equilibrium Flutuations: universality from stochastic systems" no âmbito de uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC).

Os membros da área cientifica de Análise Real e Análise Funcional do DM colaboram com membros de outras áreas cientificas do DM, designadamente da área de Álgebra e Topologia e de  Fisica Matemática, e mantêm estreita colaboração cientifica com investigadores da Universidade do Algarve da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro, bem como com investigadores em várias universidades estrangeiras.

A maioria dos membros da área científica de Análise Real e Análise Funcional do DM estão integrados no Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações e no Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos.

Seminários

Eventos Futuros e Recentes

Outras Ligações

Membros da área científica de Análise Real e Análise Funcional mantêm colaboração científica estreita com investigadores de diferentes instituições: