Escola de Inverno de Matemática
Instituto Superior Técnico, 3 a 5 de Fevereiro de 2014
EIM 2014
Se és aluno do primeiro ciclo do ensino superior e tens um gosto especial pela matemática, com certeza já te perguntaste o que fazer a seguir. Se iniciaste o segundo ciclo recentemente e não estás plenamente satisfeito com a tua opção, por certo procuras uma solução que te entusiasme.
A Escola de Inverno de Matemática (EIM) do IST, na sua 6ª edição, pretende ajudar-te a encontrar as respostas para estas perguntas. Nesta escola vais encontrar um ambiente estimulante, onde matemáticos, da universidade e das empresas, vão falar de matemática, das suas aplicações, de investigação em matemática, e da matemática no mundo real. Terás ainda tempo e espaço para olhar, ouvir e pensar mais além.
A EIM, que decorrerá de 3 a 5 de Fevereiro de 2014, está aberta a todos os alunos interessados, do final do primeiro ciclo e início do segundo ciclo do ensino superior, do IST ou de outras escolas, estudantes de matemática ou não. Alunos de fora da região de Lisboa podem candidatar-se a apoio financeiro para suportar a sua deslocação.
Mini-cursos
Debate
Haverá um debate sobre A matemática no mundo académico e no empresarial, na 3ª-feira, 4 de Fevereiro, das 14h 30m às 17h 30m, que contará com a participação de:
- Margarida Gonçalves, Quasinfalivel e Strongstep
- Miguel Abreu, IST e Sociedade Portuguesa de Matemática
- Nuno Carvalho, Deloitte
- Pedro Serranho, Universidade Aberta e IBILI
Programa
Todas as sessões decorrem no Anfiteatro Pa1 do Pavilhão de Matemática e têm uma hora e meia de duração.
Contactos
Organização
Ana L. Silvestre, Claudia Valls e Isabel Rodrigueseim2014@math.tecnico.ulisboa.pt
Departamento de Matemática
Instituto Superior Técnico
Secretariado
Margarida Carvalhommcarv@math.tecnico.ulisboa.pt
Departamento de Matemática
Instituto Superior Técnico
seg, 3 fev 2014 | ter, 4 fev 2014 | qua, 5 fev 2014 | |
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09:00 | Abertura | ||
09:15 | Conceição Amado | João Pedro Boavida | João Pedro Boavida |
10:45 | Café | Café | Café |
11:00 | Gustavo Granja | Conceição Amado | Gustavo Granja |
12:30 | Almoço | Almoço | Almoço |
14:00 | Jaime Ramos | Debate A Matemática no mundo académico e no empresarial (14:30) | Jaime Ramos |
15:30 | Café | Café | Café |
15:45 | Adélia Sequeira | Debate A Matemática no mundo académico e no empresarial | Adélia Sequeira |
17:15 | Encerramento |
- A Matemática e a Medicina: modelação e simulação computacional
de problemas clínicos
Adélia Sequeira Qual a relação entre a Matemática e a Medicina? Será que através da resolução de equações diferenciais ou algébricas por métodos computacionais robustos e eficientes, utilizando técnicas de visualização gráfica dos resultados e técnicas de imagiologia médica, é possível contribuir de algum modo para o prognóstico e tratamento de doenças? Nestas lições pretende-se abordar estas questões intimamente ligadas a uma área de investigação multidisciplinar em franco desenvolvimento, que oferece grandes desafios aos matemáticos.
- Mostrar, amostrar e reamostrar
Conceição Amado Uma visão comum sobre a estatística aplicada é a de ser uma espécie de "detective numérico". Uma parte importante desse trabalho de detective é a seleção da amostra que formará a base para a inferência e a tomada de decisão. Mas se a amostra não tiver sido bem recolhida os resultados podem ser enganadores ao distorcerem a realidade. Este minicurso visa introduzir conceitos básicos de amostragem em populações finitas por forma a nortear os referidos "detectives numéricos".
- A topologia do planeamento do movimento de robots
Gustavo Granja A topologia é a disciplina da matemática que estuda os conceitos de forma e continuidade. O seu estudo teve início nos finais do século XIX e desde então a Topologia tornou-se central na Matemática e nas suas aplicações. Um exemplo familiar de um problema topológico é o de determinar se um campo vectorial é conservativo (ou gradiente) no seu domínio de definição. Neste curso vamos apresentar algumas das ferramentas matemáticas que se usam em topologia para distinguir formas e ver como são aplicadas ao problema de planear o movimento de robots.
- Verificação formal. Como e porquê?
Jaime Ramos Hoje em dia contactamos diariamente com computadores e sistemas de software em grande parte da nossa actividade diária. E, muitas vezes, nem nos apercebemos que tal acontece. Do despertador ao telemóvel, passando pelo elevador ou pelo automóvel, em todos podemos encontrar sistemas de software complexos. E, nos últimos anos, esta complexidade tem vindo a aumentar drasticamente. É importante garantir o bom funcionamento destes sistemas de forma eficiente. Neste curso, vamos fazer uma viagem pelas áreas da matemática que estão na base da especificação e verificação formal de sistemas. Vamos também contactar com ferramentas usadas pela indústria para este fim.
- Simetrias, representações, e o átomo de hidrogénio
João Pedro Boavida Usando as simetrias dum conjunto, podemos decompor funções em parcelas mais simétricas. Por exemplo, se o domínio for a reta real e a simetria for a reflexão na origem, as parcelas mais simétricas são as funções pares e ímpares, e é verdade que todas as funções (na reta real) são a soma de uma função par com uma função ímpar. Que outras simetrias podemos usar, e quais as funções que lhes estão associadas? O que se passa quando consideramos as rotações centradas na origem? Qual a diferença entre rotações no plano ou no espaço? E o que é que isso tem a ver com o átomo de hidrogénio?