Contents/conteúdo

Mathematics et al.   RSS

Past sessions

13/11/2019, 11:30 — 12:30 — Room P3.10, Mathematics Building
Johannes Kleiner, Institute for Theoretical Physics, Leibniz University, Hanover

On mathematical approaches in the scientific study of consciousness

The scientific study of consciousness is a new field which has emerged as a response to groundbreaking developments in analytic philosophy in the 1990s. Joint efforts of neuroscientists, psychologists, philosophers, computer scientists and others have advanced the field considerably in the past decades and resulted in a plethora of available data and a sizeable number of theories. However, what seems to be missing at present is a comprehensive mathematical approach to the topic, akin to the role theoretical physics or computational biology play in their respective disciplines. In this talk, I will explain some ideas and present some results of a small community of researchers who have engaged in developing this mathematical approach.

Reference

https://arxiv.org/abs/1907.03223

Support

CAMGSD FCT

B. Chetverushkin 09/10/2019, 15:30 — 16:30 — Room P3.31, Mathematics Building
B. Chetverushkin, Keldysh Institute of Applied Mathematics

Keldysh Institute of Applied Mathematics — history and main scientific research fields

A short overview of the development of the research carried out at the Keldysh Institute of Applied Mathematics will be given, especially focusing on modern technologies like high performance computing.

10/03/2017, 16:00 — 17:00 — Room P3.10, Mathematics Building
, Universidade do Algarve

Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior

Atualmente, é imprescindível o recurso aos mais variados conceitos gráficos para alcançar os objetivos e competências exigidos pelos programas de matemática modernos, nos diversos níveis escolares. Partindo desta hipótese de trabalho, desenvolvemos várias aplicações gráficas de software educacional para o ensino da Matemática, ao nível secundário e universitário. Em 2012 e 2013, algumas das nossas aplicações foram galardoadas com um prémio nacional e um prémio internacional, atribuídos pela Timberlake Consultants, empresa especializada em software científico. Todas as aplicações foram concebidos como ferramentas de aprendizagem ativa, ou seja, a sua utilização permite estabelecer um contexto de ensino-aprendizagem onde alunos e professores são igualmente convidados a contribuir. Atualmente, existem vários estudos que concluem sobre a existência de mais valias nas abordagens de aprendizagem ativa no processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Na abordagem de aprendizagem ativa, a utilização de ferramentas gráficas, dinâmicas e interativas, que facilitem/fomentem a conexão entre as representações algébricas, numéricas e gráficas, facilita a construção do significado e consequente apropriação dos novos conceitos matemáticos. Neste sentido estas ferramentas são por si só um recurso valioso para a construção de um profícuo processo de ensino-aprendizagem, mas revestem-se de especial importância quando num contexto de aprendizagem ativa, sendo por esta razão designadas por active learning technical tools. Além disso, foram desenvolvidas como aplicações autónomas, com o fim de serem utilizadas a custo zero por qualquer pessoa com acesso a um computador pessoal. O seminário consistirá na divulgação de software educacional nas áreas de Pré-Cálculo e Cálculo Diferencial, as F-Tools. Incluirá informação completa sobre o software em foco, desde o modo de obtenção até aos vários modos de utilização (em sala de aula, trabalho autónomo, avaliação,...), com explicação e exemplificação exaustiva dos diversos conceitos matemáticos que cada F-Tool permite explorar.