Colóquio   RSS

14/06/2018, 16:00 — 17:00 — Anfiteatro Abreu Faro, IST
, CAMGSD, Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa

A interação entre equações diferenciais parciais dispersivas e análise de Fourier

As equações diferenciais parciais sempre foram uma área de intensa relação com análise de Fourier, começando precisamente no estudo da equação do calor. Nas últimas décadas, equações diferenciais parciais não-lineares, particularmente as do tipo hiperbólico e dispersivo, têm estado no centro de uma nova interação e progresso mútuo significativos entre estas duas áreas, através de trabalhos de matemáticos tão proeminentes como Tosio Kato, Charles Fefferman, Jean Bourgain, Carlos Kenig ou Terence Tao.

Neste colóquio, iremos rever alguns dos conceitos básicos e ideias que assumem um papel central nesta interligação entre técnicas de análise de Fourier e propriedades de soluções de EDPs dispersivas, cobrindo tópicos como estimativas de Strichartz, efeitos regularizadores, boa colocação local e global de problemas de valor inicial em baixa regularidade, entre outros.

Ver também

Poster
Colloquium_logo

O Colloquium de Matemática é a designação geral para uma série de palestras mensais organizadas pelo Departamento de Matemática do IST que têm como objetivo divulgar ideias de ou sobre Matemática. Está aberto à participação de docentes, investigadores e alunos de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento do IST ou de outras instituições, sendo uma oportunidade de reunir pessoas com interesses afins e de estimular a troca de ideias num ambiente informal.


Organização: Conceição Amado, Lina Oliveira e Maria João Borges.