QuantSecure: 3º Lugar na 4ª edição do prémio IN3+

27/02/2024

@ Lisboa

QuantSecure — Autenticação com identificadores fotónicos quânticos não clonáveis foi uma das três ideias premiadas na 4ª edição do prémio IN3+ da INCM-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o maior prémio de apoio e promoção da investigação e inovação em Portugal.

Autenticação com identificadores fotónicos quânticos não clonáveis pretende solucionar o problema da limitada segurança existente nos procedimentos utilizados na autenticação de dispositivos, objetos ou utilizadores, combinando elementos de segurança de elevado desempenho, como é o caso das funções físicas não clonáveis – PUFs, com soluções inovadoras baseadas nas propriedades quânticas da luz. Esta ideia foi desenvolvida por Paulo André (Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e IT-IST), Rute Ferreira ( Departamento de Física da Universidade de Aveiro), Emmanuel Zambrini Cruzeiro (IT-IST) e Paulo Mateus (Departamento de Matemática e IT-IST).

O Prémio IN3+ é uma iniciativa da INCM, em parceria com a ANI-Agência Nacional de Inovação, e com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.