Contents/conteúdo

Eventos e notícias

Carlos J. S. Alves

30/06/2021

In memoriam Carlos Alves

Carlos Alves, Professor Catedrático, Coordenador da área científica e disciplinar de Análise Numérica e Análise Aplicada do Departamento de Matemática do IST, e investigador do Centro de Matemática Computacional e Estocástica –CEMAT, faleceu no dia 30 de Junho de 2021. Tinha 55 anos de idade.

Carlos dedicou toda a sua carreira académica como professor e investigador, ao Departamento de Matemática e ao IST, onde ingressou em 1988, tendo concluído a Licenciatura e o Mestrado em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Entre 1992 e 1995 esteve em Paris, na École Polytechnique (Palaiseau), onde concluiu o seu doutoramento em Matemática Aplicada.

É impossível pensar no Carlos sem sentir uma admiração profunda pelo elevado desempenho e enorme dedicação com que exerceu todas as suas funções e cargos para que foi eleito no Departamento e no IST. O Carlos tinha sido recentemente eleito membro do Conselho de Escola 2021-2024, mas a sua contribuição para a gestão das estruturas do DM e do IST verificou-se desde cedo. Entre outros cargos, foi Coordenador da Secção de Matemática Aplicada e Análise Numérica em 1999-2000, Presidente do DM no biénio 2005-2006 e Presidente do Conselho do Departamento em 2017-2020. Foi membro ativo do CEMAT desde a sua fundação em 1996, tendo coordenado um dos seus grupos de investigação a partir de 2003, nomeadamente o grupo de Análise Numérica e Análise Aplicada e, nos últimos anos, foi ainda membro da Comissão Executiva.

Como investigador, Carlos Alves destacou-se como especialista na área científica de Análise Numérica e Análise Aplicada, sendo reconhecido internacionalmente como uma referência em problemas inversos para equações com derivadas parciais e métodos sem malha, em particular no método das soluções fundamentais. Publicou numerosos artigos com elevado impacto, designadamente em termos de citações em revistas de prestígio nestas áreas, organizou conferências internacionais e foi responsável pela publicação de Edições Especiais de várias revistas, contribuindo para a disseminação dos resultados e aumento da interação entre os diversos grupos interessados nestes tópicos científicos. Foi membro do Corpo Editorial de Revistas de grande prestígio, como: Applied Mathematics and Computation, Engineering Analysis and Boundary Elements, Inverse Problems in Science and Engineering.

No âmbito das conferências internacionais que o Carlos organizou, refira-se a última em julho de 2019, the International Conference on Trefftz and MFS Methods. Por outro lado, demonstrava grande entusiasmo no próximo desafio conjunto: a co-organização da conferência internacional ENUMATH 2021 que se conseguiu finalmente atrair para Lisboa e que, devido ao Covid-19, foi adiada para setembro de 2023.

A nível pessoal o Carlos era uma pessoa muito sincera, e que se entregava às tarefas que o moviam com grande paixão. Era muito respeitado pelos seus colegas, amigos e estudantes. Como professor e mentor atraía grande número de alunos que procuravam a sua orientação, graças à sua mente brilhante, clareza na exposição e disponibilidade.

Carlos será profundamente lembrado pelos seus colegas, amigos, alunos, co-autores e, particularmente pela sua esposa Ana Leonor e a filha Rafaela. A sua memória e saudade permanecerá entre todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele.