Uma página para gerir subscrições à lista de correio de divulgação de eventos está a ser desenvolvida.  Por enquanto, se pretender deixar de recebê-los ou quiser sugerir uma data de envio, contacte

web.apps@math.tecnico.ulisboa.pt

Arquivo de eventos e notícias

A Análise Matemática do Interior de um Buraco Negro

28/07/2020

Disponibilizamos a página de divulgação científica do projecto

Propriedades globais de soluções das equações de Einstein, PTDC/MAT-ANA/1275/2014

A melhor descrição do Universo à escala macroscópica de que dispomos atualmente é a teoria da Relatividade Geral, que explica a gravidade em termos da deformação da geometria do espaço-tempo.

Esta teoria prevê a existência de buracos negros – regiões do espaço-tempo onde a deformação da geometria é tão intensa que nem sequer a luz consegue sair dessa região.

Jose Natário no programa 90 segundos de ciência

03/07/2020

No episódio 890 de 3 de Julho, do programa da Antena 1, 90 segundos de ciência, José Natário fala sobre a possibilidade de destruir um buraco negro tentando que este rode a uma velocidade superior ao seu limite máximo. Os resultados demonstraram que tal não seria possível.

Entrevista de José Natário ao Science Focus

05/06/2020

"Warp drive" refere-se a certas soluções matemáticas das equações de Einstein em Relatividade Geral que permitiriam viajar mais rápido que a luz, deformando o espaço-tempo de forma apropriada. No entanto, teoremas gerais demonstrados por José Natário em 2002 mostram que estas soluções são fisicamente irrealizáveis, uma vez que envolvem sempre energia negativa e a formação de horizontes. Recentemente, José Natário discutiu estes resultados em entrevista à BBC Science Focus Magazine.

Intensive Week PDEs on the WEB

08/06/2020 — 12/06/2020

The intensive week of PDEs is a joint initiative of some research groups in Italy (Turin and Rome) and Portugal (Lisbon), which allows to continue the exchange of ideas within the PDE community in this strange period, where scientific travels have stopped.

Each day there will be a session of the mini-course and a talk given by one of the participants. Then in the remaining time people would be able to organize in small groups in order to discuss research (ongoing or new). The meeting aims to intensify the existing collaborations and to stimulate interactions between participants.

8º Encontro IST-IME

07/09/2020 — 11/09/2020

Localizar no mapa@ Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal

Adiado para 2021

Este encontro, cujo âmbito são Equações Diferenciais Ordinárias ou às Derivadas Parciais e tópicos conexos, pretende promover a integração de investigadores tanto do IST como do IME (e outras instituições), via a apresentação de trabalhos de investigação e palestras plenárias a cargo dos participantes.

Esta edição honra Giorgio Fusco que contribuiu e contribui fortemente para esta ligação IST-IME.

Ana Bela Cruzeiro eleita membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa

30/01/2020

A Academia das Ciências de Lisboa elegeu a Professora Ana Bela Cruzeiro como membro correspondente nacional da Classe de Ciências (Matemática).

É a quarta vez que este título é outorgado a um professor do Departamento de Matemática do IST (Luís Torres Magalhães, 1995; Rui Loja Fernandes, 2006; Adélia Sequeira, 2018).

Encontro sobre Buracos Negros: BPS, BMS e integrabilidade.

07/09/2020 — 11/09/2020

Este encontro reúne investigadores para facilitar discussões colaborativas sobre desenvolvimentos correntes em gravidade quântica e teoria de cordas.

Organizadores: Gabriel Lopes Cardoso, Suresh Nampuri.

Ricardo Schiappa em programa da Antena 1 90 Segundos de Ciência

22/01/2020

No episódio 773 de 90 Segundos de Ciência, Ricardo Schiappa fala da investigação do seu grupo sobre modelos matemáticos para estudar os elementos básicos que constroem a geometria e a topologia do nosso universo.

Escola de Inverno de Matemática

05/02/2020 — 06/02/2020

Localizar no mapa@ Sala P12, Pavilhão de Matemática, Instituto Superior Técnico, Lisboa

A Escola de Inverno de Matemática (EIM) pretende ajudar os alunos do 1º ciclo ou do 2º ciclo do ensino superior a encontrar opções de estudo que se revelem entusiasmantes. Matemáticos, da universidade e das empresas, vão falar de matemática, das suas aplicações, de investigação em matemática, e da matemática no mundo real num ambiente onde os alunos terão tempo e espaço para olhar, ouvir e pensar mais além.

A EIM está aberta a todos os alunos interessados, do 1º ciclo ou do 2º ciclo do ensino superior, do IST ou de outras escolas, estudantes de matemática ou não.