Uma página para gerir subscrições à lista de correio de divulgação de eventos está a ser desenvolvida.  Por enquanto, se pretender deixar de recebê-los ou quiser sugerir uma data de envio, contacte

web.apps@math.tecnico.ulisboa.pt

Arquivo de eventos e notícias

Iberian Strings 2021

19/01/2021 — 22/01/2021

O encontro Iberian Strings 2021 é o décimo segundo da série Iberian Strings, que sucede a Workshop on Gravitational Aspects of Strings and Branes e Northwest Strings. Estes encontros reunem uma grande parte da comunidade de teoria das cordas em Espanha e Portugal para discutir e partilhar avanços recentes neste campo. Note-se que todos os que investigadores desta área, independentemente de onde trabalham, também são muito bem vindos a este encontro.

Iberian Strings 2021será uma conferência online.

Escola sobre Simetria Espelho e Espaços Moduli

28/06/2021 — 02/07/2021

Localizar no mapa@ Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal

O objectivo desta escola-workshop consiste em juntar investigadores a trabalhar em diferentes aspectos da simetria espelho que ocorrem em espaços de moduli. Além de seminários sobre tópicos de investigação de ponta haverá quatro mini-cursos introdutórios dirigidos a estudantes e jovens investigadores em geometria diferencial, geometria algébrica, física teórica e áreas afins.

Candidaturas ao Prémio Professor Jaime Campos Ferreira — 2020

30/10/2020 — 27/11/2020

Estão abertas, até às 17h do dia 27 de Novembro de 2020, as candidaturas ao Prémio Professor Jaime Campos Ferreira — 2020.

Este prémio foi estabelecido pelo Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico em 2002, com os objectivos simultâneos de distinguir, pelos seus méritos académicos na área da Matemática, alunos do IST e de homenagear o Professor Jaime Campos Ferreira, Professor Catedrático Jubilado do IST (1927­-2016), que contribuiu decisivamente para a criação e desenvolvimento do DM e estimulou enormemente o interesse pela Matemática de sucessivas gerações de estudantes.

A Análise Matemática do Interior de um Buraco Negro

28/07/2020

Disponibilizamos a página de divulgação científica do projecto

Propriedades globais de soluções das equações de Einstein, PTDC/MAT-ANA/1275/2014

A melhor descrição do Universo à escala macroscópica de que dispomos atualmente é a teoria da Relatividade Geral, que explica a gravidade em termos da deformação da geometria do espaço-tempo.

Esta teoria prevê a existência de buracos negros – regiões do espaço-tempo onde a deformação da geometria é tão intensa que nem sequer a luz consegue sair dessa região.

Jose Natário no programa 90 segundos de ciência

03/07/2020

No episódio 890 de 3 de Julho, do programa da Antena 1, 90 segundos de ciência, José Natário fala sobre a possibilidade de destruir um buraco negro tentando que este rode a uma velocidade superior ao seu limite máximo. Os resultados demonstraram que tal não seria possível.

Entrevista de José Natário ao Science Focus

05/06/2020

"Warp drive" refere-se a certas soluções matemáticas das equações de Einstein em Relatividade Geral que permitiriam viajar mais rápido que a luz, deformando o espaço-tempo de forma apropriada. No entanto, teoremas gerais demonstrados por José Natário em 2002 mostram que estas soluções são fisicamente irrealizáveis, uma vez que envolvem sempre energia negativa e a formação de horizontes. Recentemente, José Natário discutiu estes resultados em entrevista à BBC Science Focus Magazine.

Intensive Week PDEs on the WEB

08/06/2020 — 12/06/2020

The intensive week of PDEs is a joint initiative of some research groups in Italy (Turin and Rome) and Portugal (Lisbon), which allows to continue the exchange of ideas within the PDE community in this strange period, where scientific travels have stopped.

Each day there will be a session of the mini-course and a talk given by one of the participants. Then in the remaining time people would be able to organize in small groups in order to discuss research (ongoing or new). The meeting aims to intensify the existing collaborations and to stimulate interactions between participants.

8º Encontro IST-IME

07/09/2020 — 11/09/2020

Localizar no mapa@ Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal

Adiado para 2021

Este encontro, cujo âmbito são Equações Diferenciais Ordinárias ou às Derivadas Parciais e tópicos conexos, pretende promover a integração de investigadores tanto do IST como do IME (e outras instituições), via a apresentação de trabalhos de investigação e palestras plenárias a cargo dos participantes.

Esta edição honra Giorgio Fusco que contribuiu e contribui fortemente para esta ligação IST-IME.

Ana Bela Cruzeiro eleita membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa

30/01/2020

A Academia das Ciências de Lisboa elegeu a Professora Ana Bela Cruzeiro como membro correspondente nacional da Classe de Ciências (Matemática).

É a quarta vez que este título é outorgado a um professor do Departamento de Matemática do IST (Luís Torres Magalhães, 1995; Rui Loja Fernandes, 2006; Adélia Sequeira, 2018).

Encontro sobre Buracos Negros: BPS, BMS e integrabilidade.

07/09/2020 — 11/09/2020

Este encontro reúne investigadores para facilitar discussões colaborativas sobre desenvolvimentos correntes em gravidade quântica e teoria de cordas.

Organizadores: Gabriel Lopes Cardoso, Suresh Nampuri.