Uma página para gerir subscrições à lista de correio de divulgação de eventos está a ser desenvolvida.  Por enquanto, se pretender deixar de recebê-los ou quiser sugerir uma data de envio, contacte

web.apps@math.tecnico.ulisboa.pt

Arquivo de eventos e notícias

Novo canal de vídeo Educast do Departamento de Matemática

24/02/2021

Foi criado um canal de vídeo na plataforma Educast da FCCN para repositório de vários conteúdos referentes ao Departamento de Matemática.

Escola de Inverno de Matemática

22/02/2021 — 26/02/2021

@ Online

A Escola de Inverno de Matemática (EIM) pretende ajudar os alunos do 1º ciclo ou do 2º ciclo do ensino superior a encontrar opções de estudo que se revelem entusiasmantes. Matemáticos, da universidade e das empresas, vão falar de matemática, das suas aplicações, de investigação em matemática, e da matemática no mundo real num ambiente onde os alunos terão tempo e espaço para olhar, ouvir e pensar mais além.

A EIM está aberta a todos os alunos interessados, do 1º ciclo ou do 2º ciclo do ensino superior, do IST ou de outras escolas, estudantes de matemática ou não.

Escola sobre Simetria Espelho e Espaços Moduli

28/06/2021 — 02/07/2021

Localizar no mapa@ Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal

O objectivo desta escola-workshop consiste em juntar investigadores a trabalhar em diferentes aspectos da simetria espelho que ocorrem em espaços de moduli. Além de seminários sobre tópicos de investigação de ponta haverá quatro mini-cursos introdutórios dirigidos a estudantes e jovens investigadores em geometria diferencial, geometria algébrica, física teórica e áreas afins.

Dia Mundial da Lógica

14/01/2021

Prémio de Lógica Amílcar Sernadas 2020

14/01/2021

@ Online

O júri do prémio Amílcar Sernadas decidiu unanimemente atribuir ex aequo o Prémio Amílcar Sernadas aos artigos k-Provability in PA de Paulo Guilherme Santos e Reinhard Kahle (ambos de Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa) e An unexpected Boolean connective de Sérgio Marcelino (SQIG, Instituto de Telecomunicações & Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

Os autores dos artigos premiados irão apresentá-los numa sessão zoom no próximo dia 14 de janeiro, dia mundial da lógica, às 17h (GMT+00:00).

Este é o link para o vídeo da cerimónia

Iberian Strings 2021

19/01/2021 — 22/01/2021

O encontro Iberian Strings 2021 é o décimo segundo da série Iberian Strings, que sucede a Workshop on Gravitational Aspects of Strings and Branes e Northwest Strings. Estes encontros reunem uma grande parte da comunidade de teoria das cordas em Espanha e Portugal para discutir e partilhar avanços recentes neste campo. Note-se que todos os que investigadores desta área, independentemente de onde trabalham, também são muito bem vindos a este encontro.

Iberian Strings 2021será uma conferência online.

Candidaturas ao Prémio Professor Jaime Campos Ferreira — 2020

30/10/2020 — 27/11/2020

Estão abertas, até às 17h do dia 27 de Novembro de 2020, as candidaturas ao Prémio Professor Jaime Campos Ferreira — 2020.

Este prémio foi estabelecido pelo Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico em 2002, com os objectivos simultâneos de distinguir, pelos seus méritos académicos na área da Matemática, alunos do IST e de homenagear o Professor Jaime Campos Ferreira, Professor Catedrático Jubilado do IST (1927­-2016), que contribuiu decisivamente para a criação e desenvolvimento do DM e estimulou enormemente o interesse pela Matemática de sucessivas gerações de estudantes.

A Análise Matemática do Interior de um Buraco Negro

28/07/2020

Disponibilizamos a página de divulgação científica do projecto

Propriedades globais de soluções das equações de Einstein, PTDC/MAT-ANA/1275/2014

A melhor descrição do Universo à escala macroscópica de que dispomos atualmente é a teoria da Relatividade Geral, que explica a gravidade em termos da deformação da geometria do espaço-tempo.

Esta teoria prevê a existência de buracos negros – regiões do espaço-tempo onde a deformação da geometria é tão intensa que nem sequer a luz consegue sair dessa região.

Jose Natário no programa 90 segundos de ciência

03/07/2020

No episódio 890 de 3 de Julho, do programa da Antena 1, 90 segundos de ciência, José Natário fala sobre a possibilidade de destruir um buraco negro tentando que este rode a uma velocidade superior ao seu limite máximo. Os resultados demonstraram que tal não seria possível.

Entrevista de José Natário ao Science Focus

05/06/2020

"Warp drive" refere-se a certas soluções matemáticas das equações de Einstein em Relatividade Geral que permitiriam viajar mais rápido que a luz, deformando o espaço-tempo de forma apropriada. No entanto, teoremas gerais demonstrados por José Natário em 2002 mostram que estas soluções são fisicamente irrealizáveis, uma vez que envolvem sempre energia negativa e a formação de horizontes. Recentemente, José Natário discutiu estes resultados em entrevista à BBC Science Focus Magazine.