110º Aniversário do Técnico

21/05/2021 18:30

O Técnico celebra o seu 110º aniversário na sexta, 21 de maio.

Luís Magalhães

O Departamento de Matemática associa-se às comemorações com uma sessão online às 18H30 sobre História do DMIST e da LMAC com o Professor Luís Magalhães seguida de uma mesa redonda com a participação de Miguel Abreu, Pedro Antunes, Margarida Gonçalves, André Guerra e Cláudia Pascoal.

A sessão online necessita de registo prévio.

Lembrete a ser enviado: 2021-05-19

Encontro sobre Buracos Negros, BPS e Informação Quântica

20/09/2021 — 24/09/2021

Localizar no mapa@ Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal

Este encontro reúne investigadores que irão discutir alguns dos desenvolvimentos recentes em gravidade quântica e teoria de cordas.

Organizadores: Gabriel Lopes Cardoso, Suresh Nampuri.

Lembrete a ser enviado: 2021-07-01

Prémio Abel 2021

30/09/2021

A Academia das Ciências e Letras Norueguesa decidiu atribuir o Prémio Abel 2021László Lovász (Universidade Eötvös Loránd de Budapeste, Hungria) e a Avi Wigderson (Institute for Advanced Study, de Princeton, EUA), "pelas suas contribuições fundamentais para a ciência da computação teórica e para matemática discreta, e pelo seu papel de primeiro plano em transformá-las em campos centrais da matemática moderna".

Encontro Nacional SPM 2021

12/07/2021 — 16/07/2021

@ online

O Encontro Nacional SPM 2021 decorre online, de 12 a 16 de julho.

O PROGRAMA inclui 14 ORADORES PLENÁRIOS, todos com distinções e prémios: Medalhas Fields (4), convidados no ICM, EMS Prize, Euler Medal, prémios Fulkerson, Henri Poincaré, Loève and Paul Doistau-Émile Blutet, Philip Leverhulme, MacArthur Fellows, CNRS Silver Medal, NSF Career, TWAS Prize, Whitehead Jr&Sr, Prémio Pessoa; SESSÕES PARALELAS temáticas em matemática, ensino, história e divulgação, com investigadores portugueses e estrangeiros; 9 BLOCOS PARA SESSÕES PROPOSTAS de 2 h cada (45 min + 3 vezes 20min).

Escola sobre Simetria Espelho e Espaços Moduli

28/06/2021 — 02/07/2021

Localizar no mapa@ Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal

O objectivo desta escola-workshop consiste em juntar investigadores a trabalhar em diferentes aspectos da simetria espelho que ocorrem em espaços de moduli. Além de seminários sobre tópicos de investigação de ponta haverá quatro mini-cursos introdutórios dirigidos a estudantes e jovens investigadores em geometria diferencial, geometria algébrica, física teórica e áreas afins.

Novo canal de vídeo Educast do Departamento de Matemática

30/09/2021 — 31/10/2021

Foi criado um canal de vídeo na plataforma Educast da FCCN para repositório de vários conteúdos referentes ao Departamento de Matemática.

LYMC 2021 - Lisbon Young Mathematicians Conference

24/04/2021 09:20

@ online

Lisbon Young Mathematics Conference 2021 (LYMC2021)  é uma conferência que tem por objetivo juntar postdocs e estudantes de matemática das várias universidades de Lisboa.

A LYMC2021 é dirigida preferencialmente a estudantes de doutoramento e de mestrado que se interessem por investigação em matemática. O programa inclui pequenas apresentações feitas pelos estudantes, bem como a participação de oradores convidados de renome internacional que irá contribuir fortemente para o enriquecimento do conhecimento, inspirando os jovens investigadores.

Esta primeira edição, que se realiza a 24 de abril, decorrerá online.  A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

QS World University Rankings by Subject 2021 coloca a ULisboa no grupo das 151-200 melhores do mundo em Matemática

12/03/2021 — 31/03/2021

A Universidade de Lisboa figura entre as 300 melhores universidades do mundo em 34 das 51 áreas científicas avaliadas. Para esta excelente prestação contribui o ótimo posicionamento das várias áreas científicas do Instituto Superior Técnico

Em Matemática a ULisboa figura no grupo das 151-200 melhores.

Celebração do Dia Internacional da Matemática (IDM), 14 de março de 2021

11/03/2021 — 15/03/2021

Este ano, o tema escolhido para o IDM é  Matemática para um Mundo Melhor.

Devido à pandemia, muitas comemorações decorrerão online ou serão limitadas às salas de aula.

O desafio de cartazes Matemática para um Mundo Melhor deu origem a 2100 projetos.

A Celebração Global Online 2021 começará no dia 14 de março na Oceania e terminará 48 horas depois, no final de 14 de março. Consistirá em fotos e vídeos ao vivo de eventos IDM realizados em todo o mundo, cartazes, anúncios e muito mais. As publicações podem ser feitas no Facebook, Twitter e Instagram, usando a hashtag #idm314.

O evento principal consistirá numa série de pequenas palestras online sobre matemática e como ela pode tornar o mundo melhor, dirigidas a um público geral. Haverá três sessões, em três idiomas diferentes: inglês, francês e espanhol. As palestras serão transmitidas ao vivo através do site do IDM, de forma totalmente gratuita, e sem necessidade de inscrição. Este evento decorrerá das 14:00 às 18:05.

Ainda é possível publicar celebrações do IDM, incluindo celebrações em sala de aula, no site do IDM.

A SPM assinala esta efeméride com várias palestras online que pretendem ilustrar a relevância da Matemática e a sua utilidade para compreender o mundo que nos rodeia.

Escola de Inverno de Matemática

22/02/2021 — 26/02/2021

@ Online

A Escola de Inverno de Matemática (EIM) pretende ajudar os alunos do 1º ciclo ou do 2º ciclo do ensino superior a encontrar opções de estudo que se revelem entusiasmantes. Matemáticos, da universidade e das empresas, vão falar de matemática, das suas aplicações, de investigação em matemática, e da matemática no mundo real num ambiente onde os alunos terão tempo e espaço para olhar, ouvir e pensar mais além.

A EIM está aberta a todos os alunos interessados, do 1º ciclo ou do 2º ciclo do ensino superior, do IST ou de outras escolas, estudantes de matemática ou não.