Análise Matemática III
1º Semestre 2000/2001
Eng. Informática
Responsável: José Natário
Gabinete: 4º Piso, Edifício de Pós-Graduação.
Telefone: 21841-7134
Email: jnatar@math.ist.utl.pt
Página da Cadeira na Web: http://www.math.ist.utl.pt/~jnatar/AMIII
Vitrina da Cadeira:É à saída do bar no
pavilhão central. Todas as informações relevantes
para o funcionamento da cadeira estarão afixadas na vitrina e disponíveis
no URL acima.
Distribuição aproximada do programa por aulas teóricas
I. Integrais Múltiplos (introdução)
1. Breve apresentação e descrição do programa.
Funcionamento da cadeira. Introdução aos integrais múltiplos.
Intervalos em Rn. Funções em escada
e integrais de funções em escada. Recordar integral de Riemann
de funções limitadas em intervalos compactos de R (Teorema
Fundamental do Cálculo).
2. Definição e propriedades de conjuntos de contéudo
nulo e de medida nula. Exemplos.
3. Funções limite superior. Integrais de funções
limite superior. Exemplos, incluindo funções contínuas
em intervalos compactos de Rn.
4. Funções Integráveis. Propriedades. Exemplos.
5. Teorema de Fubini. Exemplos. Aplicação ao cálculo
de volumes, centróides, massas (cargas eléctricas), centros
de massa, momentos de inércia.
6. Mudanças de variáveis de integração
e aplicações. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas.
7. Mudanças de variáveis de integração
e aplicações - conclusão.
II. Curvas e Integrais de Linha
8. Curvas e caminhos. Exemplos. Propriedades. Comprimento. Integrais
de linha de campos escalares. Aplicações ao cálculo
de massas de filamentos, etc.
9. Integrais de linha de campos vectoriais. Trabalho de uma força.
10. Conjuntos conexos por arcos. Teorema fundamental do cálculo
para integrais de linha. Conservação de energia mecânica.
Campos gradientes e campos potenciais.
11. Condições necessárias e suficientes para que
um campo vectorial seja gradiente. Cálculo de funções
potenciais.
12. Homotopia. Invariância de integrais de campos fechados sobre
caminhos homotópicos. Teorema de Green.
III. Teoremas da Função Inversa e da Função
Implícita
13. Teorema da função inversa e aplicações.
14. Conclusão do estudo do Teorema da função inversa.
15. Teorema da função implícita e aplicações.
16. Conclusão do estudo do Teorema da função implícita.
IV. Variedades Diferenciais
17. Motivação da noção de variedade diferencial.
Definição. Variedades definidas parametricamente. Exemplos.
18. Variedades como gráficos de funções e como
conjuntos de nível. Variedades definidas por equações
Cartesianas. Espaço tangente e espaço normal. Exemplos.
19. Conclusão da matéria anterior. Extremos condicionados.
Método dos multiplicadores de Lagrange.
V. Integrais sobre Variedades
20. Comprimentos, áreas, volumes.
21. Integrais em variedades. Relevo para o caso de superfícies
em R³.
22. Domínios regulares, normal exterior. Teorema da divergência.
23. Conclusão da matéria anterior. Exemplos. Tornar a
mencionar brevemente o teorema de Green.
24. Interpretação geométrica e física da
divergência. Fluxos de campos vectoriais através de superfícies
orientáveis em R³. Lei de Gauss.
25. Teorema de Stokes em R³. Interpretação
geométrica e física do rotacional. Exemplos.
26. Conclusão da matéria anterior.
27. Propriedades da divergência, rotacional e gradiente.
VI. Integrais Múltiplos - (conclusão)
28. Recordar brevemente noção de função
limite superior e de função integrável. Problema do
cálculo de integrais de funções ilimitadas e/ou de
integrais em regiões ilimitadas. Teorema da convergência monótona
de Levi. Aplicações incluindo funções potência.
29. Teorema da convergência dominada de Lebesgue. Aplicações
incluindo a função Gama.
30. Conclusão da matéria anterior.
31. Continuidade de funções definidas por integrais.
Derivação de funções definidas por integrais.
Regra de Leinbniz. Exemplos.
32. Funções mensuráveis e conjuntos mensuráveis.
Aplicação ao estudo de integrabilidade de funções.
33. Teorema de Tonelli. Exemplos de aplicação.
VII. Aplicações
34. Potenciais vectoriais para campos solenóidais em conjuntos
em estrela em R³. Exemplo de campo solenoidal sem potencial
vectorial: campo gravitacional de uma massa pontual. Teorema de Helmoltz.
35. Conclusão da matéria anterior. Equações
de Maxwell de electromagnetismo.
Bibliografia
[A1] - T.M.Apostol, ``Calculus II'', John Wiley, 1967. (Existe uma
edição em língua Espanhola.)
[A2] - T.M.Apostol, ``Mathematical Analysis'', Addison-Wesley, 1974.
[CF] - J.C.Ferreira, ``Introdução à Análise
em Rn, AEIST.
[F] - W.Fleming,``Functions of Several Variables'', Springer-Verlag,
1977.
[M1] - L.Magalhães, ``Integrais Múltiplos'', Texto Ed.,
2ª Edição, 1996.
[M2] - L.Magalhães, ``Integrais em Variedades e Aplicações'',
Texto Ed., 1993.
[M3] - L.Magalhães, ``Complementos de Cálculo Diferencial'',
AEIST, 1984.
[S] - M.Spivak, ``Calculus on Manifolds'', Benjamin, 1965.
As referências principais são [M1], [M2] e [M3]. O livro
[A1] é uma excelente referência e contém muitos exercícios
úteis.
Avaliação
A nota final da cadeira é um inteiro de 0 a 20. Um aluno fica
aprovado se a sua nota final for maior ou igual a 10. A nota final é
calculada a partir da nota das provas escritas (NE) e da nota da
avaliação contínua (NC) de acordo com a seguinte
tabela:
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Se a indicação na tabela anterior for Oral, o aluno deverá apresentar-se a uma prova oral a combinar com o responsável da cadeira. Se decidir não o fazer, a sua nota final será de 17 valores. Se NE<=7 o aluno será reprovado.
Provas escritas
Há dois exames finais com a duração de 3 horas
(um em cada época de exames) e dois testes com a duração
de 1 hora e meia. O primeiro teste é no Sábado, dia 11
de Novembro e avalia a primeira metade da matéria. O segundo
teste é na data do primeiro exame e avalia a segunda parte da matéria.
Os alunos podem escolher ser avaliados por via dos testes ou exames,
mas para obter aprovação na cadeira pela via dos testes é
necessário ter nota maior ou igual que 7 em ambos os testes.
Todas as provas escritas são classificadas por um inteiro de
0 a 20. Para quem opta pela via de exame, a nota final das provas escritas
NE
é a nota do exame. Para quem opta pela via de testes,
NE
é a média aritmética arredondada das notas dos dois
testes.
Avaliação contínua
A nota de avaliação contínua (NC) é
um inteiro de 1 a 4 atribuído pelo docente das aulas práticas
com base nas notas obtidas nos exercícios-teste assim como
no trabalho do aluno nas aulas práticas.
Em cada semana será posto na página web pelo menos um
exercício-tipo
resolvido sobre a matéria dessa semana assim como um exercício-teste
a entregar por cada aluno na aula prática da semana seguinte. Este
exercício será semelhante ao exercício tipo e será
indicado na primeira aula teórica da semana assim com afixado na
página web da cadeira.
Em cada semana, o docente das aulas práticas sorteará
dez alunos de cada turma a quem será corrigido o exercício-teste.
(O docente poderá alterar o sorteio de modo a que a cada aluno sejam
corrigidos os exercícios mais ou menos o mesmo número de
vezes.) Estes alunos deverão estar preparados para discutir na
semana seguinte com o docente a resolução que apresentaram.
O docente tomará nota semanalmente de quem entregou ou não
a resolução do exercício-teste bem como do resultado
da correção (a entregar uma semana depois) e discussão
do exercício dos alunos sorteados em cada semana.
Não serão aceites resoluções do exercício-teste
após a aula prática. A resolução do exercício-teste
estará disponível na web page após a última
aula prática da semana. Todos estes prazos poderão ser
ligeiramente alterados pontualmente devido a causas imprevistas (feriados,
atrasos na matéria, etc.).
Haverá também uma lista de exercícios indicados
aos alunos em cada semana. Estes exercícios são para serem
resolvidos na aula prática e no estudo fora das aulas. Os alunos
trabalharão em grupos de 4 (ou 3 para acertar), constituídos
consoante a preferência dos próprios alunos. Durante as aulas
práticas os membros de cada grupo devem resolver os exercícios
e discuti-los livremente entre si.
O docente das aulas práticas deverá ao longo do semestre
ir informando os alunos acerca do seu trabalho, guiando os alunos e encorajando
melhorias no seu estudo.
O docente das aulas práticas manterá fichas para cada
turma, com o nome, número e fotografia (fotocópia a preto
e branco serve) dos alunos e onde registará semanalmente os resultados
da sua avaliação.
Horário de dúvidas
Os alunos podem consultar os horários de dúvidas de todos
os docentes da cadeira. Estes serão afixados na vitrina da cadeira
no fim da primeira semana de aulas.
As aulas de dúvidas realizam-se na sala de dúvidas do
Dep. de Matemática, no piso -2 do Edifício de Pós-Graduação.
Os docentes estarão presentes na primeira meia-hora de cada aula
de dúvidas, após a qual poderão abandonar a sala caso
não estejam alunos presentes.