Documentação à cerca da disciplina está normalmente disponível na vitrine do R/C do Pav. Central. O arquivo da documentação do 1º semestre de 1997/98 encontra-se em
http://www.math.ist.utl.pt/~jmatos/am3sem1/
Este último processo destina-se a disponibilizar com facilidade cópias de documentos e incluir documentos que, por limitações de espaço, não estariam normalmente acessíveis. Entre os últimos encontram-se enunciados de exercícios, exames e algumas resoluções comentadas de exercícios.
João Palhoto Matos | Cursos de Engenharia Aeroespacial, do Ambiente, Química, Mecânica, Informática, de Minas, de Materiais e Naval |
Gabriel Pires | Cursos de Engenharia Física e Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação. |
Pedro Gonçalves Henriques | Cursos de Engenharia Civil, Gestão Industrial, do Território e Electrotécnica |
Foi essencialmente o mesmo para todos os cursos.
As versões dos programas são preliminares e estão sujeitas a pequenos ajustes. Qualquer programa para fins oficiais deve ser obtido via a Secretaria do IST.A informação que disponho sobre programas base da Secção de Álgebra e Análise está disponível. O programa leccionado não é essencialmente diferente do programa base.
A avaliação de conhecimentos decorreu de acordo com regras semelhantes às do ano transacto.
Não se realizaram inscrições prévias para as diversas provas.Os primeiros testes realizaram-se no dia 8 de Novembro de 1997.
O primeiro exame e o segundo teste realizaram-se em 14 de Janeiro de 1998 às 9 horas. Foram simultâneos para todos os cursos e os alunos puderam optar por entregar uma prova ou a outra.
O segundo exame realizou-se em 10 de Fevereiro de 1998 às 9 horas.
O corpo docente, com a excepção dos monitores, tem um horário de atendimento para esclarecimento de dúvidas que entrou em funcionamento na segunda semana de aulas. O período de esclarecimento de dúvidas de cada docente termina se no final da primeira meia hora se não estiver nenhum aluno presente.
A sala de dúvidas do Departamento de Matemática encontra-se no piso 02 do edifício de Pós-Graduação.
Os alunos podem consultar qualquer docente de AMIII para este efeito.Os seguintes factos devem ser tomados em consideração quando analisando exames de anos anteriores:
Pode tentar consultar arquivos de exames de outros professores via um script que procura tais coisas.
A maioria dos documentos é fornecida em formato Postscript ou dvi. O segundo não incluirá figuras. O formato Postscript pressupõe a instalação de um previewer de Postscript. Veja as notas sobre sistemas operativos de computadores pessoais no final mas é provável que tudo seja mais simples num sistema unix correctamente configurado. A título experimental poderé encontrar algum ficheiro em formato *.pdf. Tais ficheiros são legíveis com Acrobat Reader que se pode obter de http://www.adobe.com/acrobat.
Para visualização de documentos Postscript (*.ps) recomenda-se o Postscript previewer psview sempre que disponível, ou ghostview ou gv. Os dois últimos necessitam de Ghostscipt 4.x ou posterior correctamente instalado. Para imprimir use lpr ficheiro (ou lpr -Pimpressora ficheiro) desde que tenha acesso a uma impressora laser Postscript. Na maioria dos laboratórios do IST este acesso pressupõe alguma espécie de pré-pagamento.
Use xdvi para visualização e dvips para impressão de ficheiros *.dvi. Isto pressupõe a disponibilidade de tex no seu sistema.
Para detalhes sobre os comandos mencionados use man. Necessitará provavelmente de um ficheiro .mailcap configurado correctamente.
Documentos no formato *.tar.gz são arquivos que devem ser descomprimidos sob unix com os comandos gunzip arquivo.tar.gz seguido de tar xvf arquivo.tar. O primeiro comando faz parte do GNU zip. Se não está disponível e não sabe o que é contacte o administrador do seu sistema unix.
Existem versões destes comandos para computadores pessoais. Pode tentar instalar os programas abaixo:
Recomenda-se o Postscript previewer gsview. Este pressupõe o Ghostscript 4.x ou posterior correctamente instalado.
Um link para um arquivo local do DMIST é disponibilizado aqui.
Alguns documentos com conteúdo matemático significativo são fornecidos em formato *.dvi. Use windvi para visualização e dvips para impressão de ficheiros *.dvi. Esta possibilidade depende da instalação do programa TeX na máquina que utiliza.
Se quiser ter todos estes problemas resolvidos instale Linux.Em http://www.inforamp.net/~poynton/notes/mac/Viewing_postscript.html encontram-se referências actualizadas às versões existentes.
Alguns documentos com conteúdo matemático significativo são fornecidos em formato *.dvi. Use OzTeX para edição de ficheiros TeX e dvips para visualização e impressão de ficheiros *.dvi.