[...] em qualquer computador com acesso � Internet, os alunos dever�o fazer o login dispon�vel em http://fenix.ist.utl.pt/privado, e no Portal do Estudante, escolhendo Inqu�ritos, podem avaliar as disciplinas em que se encontram inscritos neste 1� semestre de 2005/2006. Para o login no sistema o aluno deve usar o seu user e password habituais de acesso ao sistema FENIX. Caso o aluno ainda n�o tenha a password de acesso pode solicit�-la na recep��o do CIIST.
Esta avalia��o � semelhante � anteriormente realizada em papel e pretende avaliar:
Os alunos s� podem avaliar disciplinas em que se encontrem inscritos, respectivos docentes e salas de aula.
O sistema n�o guarda liga��o do utilizador �s respostas, assegurando a confidencialidade e unicidade das respostas. O anonimato do aluno � garantido.
[...]Esta p�gina refere-se exclusivamente a An�lise Matem�tica I de Eng. do Ambiente e Eng. Biol�gica no 1� semestre de 2005/2006. N�o � aplic�vel a outras licenciaturas ou anos lectivos. Para localizar outras p�ginas de An�lise Matem�tica I use http://www.math.ist.utl.pt/cursos.phtml?AMI.
Um requisito t�cnico obrigat�rio para acesso a documentos dispon�veis a partir desta p�gina � a instala��o de software que permita a leitura de documentos em formato pdf. Uma possibilidade � a instala��o da vers�o mais recente do Adobe Acrobat Reader disponibilizado gratuitamente pela Adobe Systems.
Esta p�gina tem um estilo relativamente informal e dever� ser leg�vel sem problemas por navegadores relativamente modernos.
Um curso como este � destinado a guiar os alunos no seu processo de aprendizagem de uma introdu��o � An�lise Matem�tica. Esta p�gina n�o pretende ensinar Matem�tica mas t�o somente disponibilizar informa��o de uma forma eficiente.
N�o � miss�o dos docentes apresentar a mat�ria como algo completo e de apreens�o autom�tica no final das aulas mas sim acentuar o que � importante, suscitar quest�es e balizar o inevit�vel trabalho posterior que necessariamente deve ser realizado de uma forma regular.
A Matem�tica � a ci�ncia dedutiva que evoluiu a partir de conceitos abstractos t�o antigos como n�mero ou recta e cujos m�todos incluem a l�gica e a abstrac��o. As teorias matem�ticas da actualidade organizam-se partindo de conceitos primitivos e axiomas atrav�s de defini��es adicionais e resultados (teoremas, lemas, proposi��es) que s�o consequ�ncias l�gicas da teoria previamente estabelecida. Todo este processo � din�mico e encontra-se com diferentes graus de maturidade consoante o assunto e o seu desenvolvimento hist�rico. Explicar o que s�o teorias ou resultados interessantes � algo extremamente dif�cil sem o conhecimento pr�vio de uma certa �rea. Quest�es n�o resolvidas consideradas interessantes s�o muitas vezes descritas como problemas � cerca dos quais se fazem conjecturas e s�o objecto de tentativas de demonstra��o ou obten��o de contra-exemplos. Todas estas caracter�sticas abstractas coexistem com um important�ssimo historial de influ�ncias nos dois sentidos entre a Matem�tica e as suas aplica��es.
O que se designa hoje em dia por An�lise Matem�tica nasce do desenvolvimento do C�lculo Infinitesimal criado por Newton e Leibniz. Lida com problemas de "passagem ao limite" em v�rios contextos nomeadamente com os conceitos de derivada e integral.
O objectivo essencial desta disciplina do ponto de vista do Professor respons�vel � dar a oportunidade aos alunos de encararem os fundamentos do C�lculo Infinitesimal de um ponto de vista coerente e n�o como um amontoado de receitas. Pressupondo pr�-requisitos de l�gica e compreens�o do m�todo dedutivo da matem�tica, estes fundamentos incluem a axiom�tica dos reais, sucess�es, s�ries, continuidade e limites e uma parte substancial do c�lculo diferencial no quadro das fun��es reais de vari�vel real.
[Outras inst�ncias da escola apresentam como objectivos desta disciplina algo que ao sabor da moda ou opini�es individuais poder� parecer distinto do par�grafo anterior. Caber� ao leitor decidir no final do curso qual a melhor descri��o de objectivos.]
Ser� seguido como texto base do curso Introdu��o � An�lise Matem�tica de Jaime Campos Ferreira, edi��o da Funda��o Calouste Gulbenkian. Existem muitos outros textos sobre esta mat�ria a um n�vel acess�vel aos alunos do 1� ano mas com perspectivas e estilos distintos. A bibliografia do programa gen�rico oficial da disciplina indica alguns. Outros:
Consulte estes e outros t�tulos na Biblioteca do IST.
Um curso como este pressup�e um trabalho cont�nuo de compreens�o da mat�ria leccionada nas aulas te�ricas e que tem como suporte formal o texto base. Al�m disso a aprendizagem de Matem�tica passa pela resolu��o de exerc�cios n�o necessariamente triviais ou repetitivos. Uma colec��o de Problemas de Exame est� dispon�vel com o t�tulo Exerc�cios de An�lise Matem�tica I/II. Este texto juntamente com o texto base servir� como base para listas de problemas semanais.
A familiaridade dos alunos com algum formalismo matem�tico relativo a l�gica e teoria dos conjuntos � um dos requisitos deste curso que infelizmente n�o pode ser considerado como coberto pelos actuais programas do ensino secund�rio. O texto Elementos de L�gica Matem�tica e Teoria dos Conjuntos de Jaime Campos Ferreira � uma refer�ncia para este t�pico (vers�o para consultar on-line, vers�o para imprimir). Outros textos de apoio alternativos disponibilizados electronicamente s�o L�gica Matem�tica e Conjuntos pelo Grupo de Matem�tica da UTL.
Linhas com a data indicada a amarelo correspondem a planeamento. Linhas com a data indicada a verde correspondem ao que efectivamente foi leccionado. Linhas com a data indicada a vermelho correspondem a aulas canceladas.
O programa m�nimo oficial desta disciplina dever� encontrar-se aqui. Faz-se notar que este programa � m�nimo.
Haver� um hor�rio de d�vidas de 3 horas semanais distribu�do por 2 sess�es. Se no final de 20 minutos n�o estiverem presentes alunos a sess�o termina a�. A sala de d�vidas do Departamento de Matem�tica � a 1.12 do edif�cio de p�s-gradua��o. Os alunos podem consultar sess�es de d�vidas de AMI de outros cursos.
Vers�es dos hor�rios no sistema f�nix: Engenharia Biol�gica, Engenharia do Ambiente.
Os hor�rios de aulas e d�vidas est�o dispon�veis.
Seguiremos integralmente o calend�rio escolar aprovado para a escola. Em particular as aulas te�ricas iniciam-se a 26 de Setembro de 2005 e as aulas pr�ticas na mesma semana.
A descri��o das regras de avalia��o de conhecimentos � feita num documento separado e � comum a outros cursos.
O arquivo de exames cont�m enunciados de um exame modelo e exames de anos lectivos transactos do mesmo respons�vel. Para procurar arquivos similares de outros Professores use a seguinte liga��o.
Semana | Texto | Problemas |
---|---|---|
26 a 30 de Setembro | Elementos de L�gica Matem�tica e Teoria dos Conjuntos, uma vers�o revista pelo autor dos cap�tulos iniciais das antigas Li��es de An�lise Real | 1 – 2, 3, 5, 6, 8. 2.1– 5, 8, 9. 2.3 – 1, 2, 6. |
3 a 7 de Outubro | Introdu��o � An�lise Matem�tica | I – 3, 7. |
Exerc�cios de An�lise Matem�tica I/II | I – 1.1, 1.2, 1.4, [1.9], 1.11, 1.13, 1.16, 1.17, 1.18. | |
10 a 14 de Outubro | Introdu��o � An�lise Matem�tica | II – 1, 3, 4, 5(a-h), 5(j), 5(k). |
Exerc�cios de An�lise Matem�tica I/II | I – [1.32], 1.33, [1.35]. | |
17 a 21 de Outubro | Introdu��o � An�lise Matem�tica | II – 5(i), 5(l-r), 6, 8(a), 8(b), 10, 11. |
Exerc�cios de An�lise Matem�tica I/II | I – [1.50], [1.51]. | |
24 a 28 de Outubro | Introdu��o � An�lise Matem�tica | II – 12(b-d,f), 13, 14 (a-n). |
Exerc�cios de An�lise Matem�tica I/II | II – 2.1, 2.2, 2.3, [2.4]. | |
31 de Outubro a 4 de Novembro | Revis�es | |
7 a 11 de Novembro | Introdu��o � An�lise Matem�tica | II – 15, 16(a-d), 17, 18, 19, 20. |
Exerc�cios de An�lise Matem�tica I/II | II – [4], 7, 12, 13, 17, [20], 21, 22, 23. | |
14 a 18 de Novembro | Exerc�cios de An�lise Matem�tica I/II | II – 24, [26], 27, 30, [32], [33], 36, 43, 45, 50. |
21 a 25 de Novembro | Introdu��o � An�lise Matem�tica | III – 1, 2, 3. |
28 de Novembro a 2 de Dezembro | Introdu��o � An�lise Matem�tica | III – 5, 7, 11, 14, 15, 17, 19 (substituir uniformemente cont�nua por cont�nua). |
Material adicional sobre fun��es trigonom�tricas e hiperb�licas (p�gs. 11 e 12). | ||
5 de Novembro a 9 de Dezembro | Introdu��o � An�lise Matem�tica | IV – 1, 4, 7, 5, 6, 9. |
12 a 16 de Dezembro (incluindo problemas nas aulas te�ricas, sugest�es de revis�o) | Introdu��o � An�lise Matem�tica | IV – 10, 12, 19, 21. |
Exerc�cios de An�lise Matem�tica I/II | IV – 1, 4, 7, 14, 20, 25, [27], 31, 38, 39, [56], [58], 80. |
[x] indica uma recomenda��o de leitura da resolu��o do exerc�cio x no texto. x indica um desafio aos alunos mais motivados.
Tipicamente os exerc�cios indicados para uma semana ser�o objecto de estudo e resolu��o escrita nessa semana e discutidos na aula pr�tica da semana seguinte. A dura��o da aula pr�tica � insuficiente para resolver todos os exerc�cios.
�ltima actualiza��o: 2006/02/10 �s 17h 56m WET.
jmatos@math.ist.utl.pt