[...] em qualquer computador com acesso à Internet, os alunos deverão fazer o login disponível em http://fenix.ist.utl.pt/privado, e no Portal do Estudante, escolhendo Inquéritos, podem avaliar as disciplinas em que se encontram inscritos neste 1º semestre de 2005/2006. Para o login no sistema o aluno deve usar o seu user e password habituais de acesso ao sistema FENIX. Caso o aluno ainda não tenha a password de acesso pode solicitá-la na recepção do CIIST.
Esta avaliação é semelhante à anteriormente realizada em papel e pretende avaliar:
Os alunos só podem avaliar disciplinas em que se encontrem inscritos, respectivos docentes e salas de aula.
O sistema não guarda ligação do utilizador às respostas, assegurando a confidencialidade e unicidade das respostas. O anonimato do aluno é garantido.
[...]Esta página refere-se exclusivamente a Análise Matemática I de Eng. do Ambiente e Eng. Biológica no 1º semestre de 2005/2006. Não é aplicável a outras licenciaturas ou anos lectivos. Para localizar outras páginas de Análise Matemática I use http://www.math.ist.utl.pt/cursos.phtml?AMI.
Um requisito técnico obrigatório para acesso a documentos disponíveis a partir desta página é a instalação de software que permita a leitura de documentos em formato pdf. Uma possibilidade é a instalação da versão mais recente do Adobe Acrobat Reader disponibilizado gratuitamente pela Adobe Systems.
Esta página tem um estilo relativamente informal e deverá ser legível sem problemas por navegadores relativamente modernos.
Um curso como este é destinado a guiar os alunos no seu processo de aprendizagem de uma introdução à Análise Matemática. Esta página não pretende ensinar Matemática mas tão somente disponibilizar informação de uma forma eficiente.
Não é missão dos docentes apresentar a matéria como algo completo e de apreensão automática no final das aulas mas sim acentuar o que é importante, suscitar questões e balizar o inevitável trabalho posterior que necessariamente deve ser realizado de uma forma regular.
A Matemática é a ciência dedutiva que evoluiu a partir de conceitos abstractos tão antigos como número ou recta e cujos métodos incluem a lógica e a abstracção. As teorias matemáticas da actualidade organizam-se partindo de conceitos primitivos e axiomas através de definições adicionais e resultados (teoremas, lemas, proposições) que são consequências lógicas da teoria previamente estabelecida. Todo este processo é dinâmico e encontra-se com diferentes graus de maturidade consoante o assunto e o seu desenvolvimento histórico. Explicar o que são teorias ou resultados interessantes é algo extremamente difícil sem o conhecimento prévio de uma certa área. Questões não resolvidas consideradas interessantes são muitas vezes descritas como problemas à cerca dos quais se fazem conjecturas e são objecto de tentativas de demonstração ou obtenção de contra-exemplos. Todas estas características abstractas coexistem com um importantíssimo historial de influências nos dois sentidos entre a Matemática e as suas aplicações.
O que se designa hoje em dia por Análise Matemática nasce do desenvolvimento do Cálculo Infinitesimal criado por Newton e Leibniz. Lida com problemas de "passagem ao limite" em vários contextos nomeadamente com os conceitos de derivada e integral.
O objectivo essencial desta disciplina do ponto de vista do Professor responsável é dar a oportunidade aos alunos de encararem os fundamentos do Cálculo Infinitesimal de um ponto de vista coerente e não como um amontoado de receitas. Pressupondo pré-requisitos de lógica e compreensão do método dedutivo da matemática, estes fundamentos incluem a axiomática dos reais, sucessões, séries, continuidade e limites e uma parte substancial do cálculo diferencial no quadro das funções reais de variável real.
[Outras instâncias da escola apresentam como objectivos desta disciplina algo que ao sabor da moda ou opiniões individuais poderá parecer distinto do parágrafo anterior. Caberá ao leitor decidir no final do curso qual a melhor descrição de objectivos.]
Será seguido como texto base do curso Introdução à Análise Matemática de Jaime Campos Ferreira, edição da Fundação Calouste Gulbenkian. Existem muitos outros textos sobre esta matéria a um nível acessível aos alunos do 1º ano mas com perspectivas e estilos distintos. A bibliografia do programa genérico oficial da disciplina indica alguns. Outros:
Consulte estes e outros títulos na Biblioteca do IST.
Um curso como este pressupõe um trabalho contínuo de compreensão da matéria leccionada nas aulas teóricas e que tem como suporte formal o texto base. Além disso a aprendizagem de Matemática passa pela resolução de exercícios não necessariamente triviais ou repetitivos. Uma colecção de Problemas de Exame está disponível com o título Exercícios de Análise Matemática I/II. Este texto juntamente com o texto base servirá como base para listas de problemas semanais.
A familiaridade dos alunos com algum formalismo matemático relativo a lógica e teoria dos conjuntos é um dos requisitos deste curso que infelizmente não pode ser considerado como coberto pelos actuais programas do ensino secundário. O texto Elementos de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos de Jaime Campos Ferreira é uma referência para este tópico (versão para consultar on-line, versão para imprimir). Outros textos de apoio alternativos disponibilizados electronicamente são Lógica Matemática e Conjuntos pelo Grupo de Matemática da UTL.
Linhas com a data indicada a amarelo correspondem a planeamento. Linhas com a data indicada a verde correspondem ao que efectivamente foi leccionado. Linhas com a data indicada a vermelho correspondem a aulas canceladas.
O programa mínimo oficial desta disciplina deverá encontrar-se aqui. Faz-se notar que este programa é mínimo.
Haverá um horário de dúvidas de 3 horas semanais distribuído por 2 sessões. Se no final de 20 minutos não estiverem presentes alunos a sessão termina aí. A sala de dúvidas do Departamento de Matemática é a 1.12 do edifício de pós-graduação. Os alunos podem consultar sessões de dúvidas de AMI de outros cursos.
Versões dos horários no sistema fénix: Engenharia Biológica, Engenharia do Ambiente.
Os horários de aulas e dúvidas estão disponíveis.
Seguiremos integralmente o calendário escolar aprovado para a escola. Em particular as aulas teóricas iniciam-se a 26 de Setembro de 2005 e as aulas práticas na mesma semana.
A descrição das regras de avaliação de conhecimentos é feita num documento separado e é comum a outros cursos.
O arquivo de exames contém enunciados de um exame modelo e exames de anos lectivos transactos do mesmo responsável. Para procurar arquivos similares de outros Professores use a seguinte ligação.
Semana | Texto | Problemas |
---|---|---|
26 a 30 de Setembro | Elementos de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos, uma versão revista pelo autor dos capítulos iniciais das antigas Lições de Análise Real | 1 – 2, 3, 5, 6, 8. 2.1– 5, 8, 9. 2.3 – 1, 2, 6. |
3 a 7 de Outubro | Introdução à Análise Matemática | I – 3, 7. |
Exercícios de Análise Matemática I/II | I – 1.1, 1.2, 1.4, [1.9], 1.11, 1.13, 1.16, 1.17, 1.18. | |
10 a 14 de Outubro | Introdução à Análise Matemática | II – 1, 3, 4, 5(a-h), 5(j), 5(k). |
Exercícios de Análise Matemática I/II | I – [1.32], 1.33, [1.35]. | |
17 a 21 de Outubro | Introdução à Análise Matemática | II – 5(i), 5(l-r), 6, 8(a), 8(b), 10, 11. |
Exercícios de Análise Matemática I/II | I – [1.50], [1.51]. | |
24 a 28 de Outubro | Introdução à Análise Matemática | II – 12(b-d,f), 13, 14 (a-n). |
Exercícios de Análise Matemática I/II | II – 2.1, 2.2, 2.3, [2.4]. | |
31 de Outubro a 4 de Novembro | Revisões | |
7 a 11 de Novembro | Introdução à Análise Matemática | II – 15, 16(a-d), 17, 18, 19, 20. |
Exercícios de Análise Matemática I/II | II – [4], 7, 12, 13, 17, [20], 21, 22, 23. | |
14 a 18 de Novembro | Exercícios de Análise Matemática I/II | II – 24, [26], 27, 30, [32], [33], 36, 43, 45, 50. |
21 a 25 de Novembro | Introdução à Análise Matemática | III – 1, 2, 3. |
28 de Novembro a 2 de Dezembro | Introdução à Análise Matemática | III – 5, 7, 11, 14, 15, 17, 19 (substituir uniformemente contínua por contínua). |
Material adicional sobre funções trigonométricas e hiperbólicas (págs. 11 e 12). | ||
5 de Novembro a 9 de Dezembro | Introdução à Análise Matemática | IV – 1, 4, 7, 5, 6, 9. |
12 a 16 de Dezembro (incluindo problemas nas aulas teóricas, sugestões de revisão) | Introdução à Análise Matemática | IV – 10, 12, 19, 21. |
Exercícios de Análise Matemática I/II | IV – 1, 4, 7, 14, 20, 25, [27], 31, 38, 39, [56], [58], 80. |
[x] indica uma recomendação de leitura da resolução do exercício x no texto. x indica um desafio aos alunos mais motivados.
Tipicamente os exercícios indicados para uma semana serão objecto de estudo e resolução escrita nessa semana e discutidos na aula prática da semana seguinte. A duração da aula prática é insuficiente para resolver todos os exercícios.
Última actualização: 2006/02/10 às 17h 56m WET.