Contents/conteúdo

Probability and Statistics Seminar   RSS

10/02/2012, 11:00 — 12:00 — Room P3.10, Mathematics Building
Patrícia Ferreira, CEMAT - Departamento de Matemática - IST

Sinais erróneos em esquemas conjuntos para o valor esperado e paraa variância de processos

Quando se pretende controlar simultaneamente o valor esperado e a variância de um processo é comum utilizar-se um esquema conjunto. Este tipo de esquema é constituído por duas cartas de controlo que operam em simultâneo, uma que controla o valor esperado e outra que controla a variância do processo. A utilização deste tipo de esquemas pode levar à ocorrência de sinais erróneos, associados, por exemplo, às seguintes situações:

  • o valor esperado do processo está fora de controlo, no entanto a carta para a variância emite um sinal antes da carta usada para controlar o valor esperado;
  • a variância do processo está fora de controlo mas a carta para o valor esperado é a primeira a emitir sinal.

Os sinais erróneos são sinais válidos que podem levar o operador de controlo de qualidade a desencadear acções inadequadas para corrigir uma causa inexistente. Posto isto, é importante considerar a frequência com que estes sinais ocorrem como uma medida de desempenho dos esquemas conjuntos. Neste trabalho analisa-se o desempenho de esquemas conjuntos do ponto de vista da probabilidade de ocorrência de um sinal erróneo com especial enfoque em esquemas conjuntos para processos univariados i.i.d. e autocorrelacionados.