Contents/conteúdo

Mathematics Winter School   RSS

Sérgio Marcelino 06/02/2020, 11:30 — 12:30 — Room P12, Mathematics Building Instituto Superior Técnicohttp://tecnico.ulisboa.pt
, SQIG - Instituto de Telecomunicações

Lógica, Modalidades e Composicionalidade (II)

A lógica moderna nasce da tentativa de formalizar toda a matemática. O estudo das limitações apontadas pelos teoremas de incompletude de Gödel foram um grande catalisador da área, tendo influenciado muitos novos ramos de estudo, nos quais podemos incluir a própria ciência da computação. O desenvolvimento da computação e inteligência artificial, e suas aplicações em áreas críticas, exigem novos métodos formais (leia-se lógicas) capazes de lidar com o raciocínio rigoroso necessário à sua análise. Para dar resposta às necessidades práticas é fundamental encontrar equilíbrios entre expressividade das lógicas consideradas e a complexidade de decisão dos problemas associados às mesmas.

Na primeira parte deste mini-curso darei uma perspectiva geral sobre lógica focando na variedade de escolhas possíveis relativamente a três aspectos fundamentais: sintaxe (linguagem), cálculos (sistemas dedutivos) e semântica. Na segunda parte apresentarei exemplos de lógicas modais, e terminarei com alguns resultados de combinação de lógicas, cujo objectivo último é compreender e controlar, se possível, os mecanismos por detrás da emergência da complexidade computacional em tarefas de raciocínio formal/simbólico.