Contents/conteúdo

Mathematics Department Técnico Técnico

Mathematics Winter School  RSS

Sessions

João Alves Alírio 07/02/2019, 11:00 — 12:00 — Abreu Faro Amphitheatre
, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Complexidade da Computação Híbrida (Analógico-Digital) (II)

Supondo que os computadores, independentemente do substrato, tivessem acesso ao mundo físico através dos mais variados sensores, de quanto aumentaria o seu poder? Por outras palavras, que problemas poderiam eventualmente solucionar que o atual computador não resolve? E se os cientistas não tivessem mais poder computacional ou dedutivo do que o computador comum... até onde poderiam ir na construção de teorias científicas?

Especificando um mundo físico ideal, bem como um cientista ideal, um grupo de alunos de mestrado da LMAC, conjuntamente com investigadores das Universidades de Lisboa e Swansea, obteve, entre 2007 e 2018, uma sequência de resultados que, por um lado, limitam o poder computacional das máquinas que operam sobre números reais através de experiências de medição, e, por outro lado, limitam o que pode conhecer-se através de observações de grandezas físicas realizadas através de procedimentos algorítmicos.

(José Félix Costa e equipa de alunos de mestrado da LMAC, de 2007 a 2018. Trabalho conjunto com John V. Tucker e Edwin Beggs da Universidade de Swansea.)

See also

DiapositivosEIM2019-JoaoAlirio.pdf