Contents/conteúdo

Mathematics Department Técnico Técnico

Colloquium  RSS

José Félix Costa 12/10/2017, 16:00 — 17:00 — Abreu Faro Amphitheatre
, IST - ULisboa

O Poder dos Sistemas Analógico-Digitais

Introduz-se um modelo de computação analógico-digital em que a componente digital é o modelo padrão (e.g. máquina de Turing) e a componente analógica é o resultado de uma medição, e.g. obtida através de sensor de grandeza física. A medição atua como oráculo e a troca de informação entre a componente digital e a componente analógica decorre no tempo intrínseco ao processo físico. As medições realizadas pelo acoplamento analógico-digital podem ser executadas através de diferentes protocolos, de estocástico a determinístico, nomeadamente fazendo variar a precisão da medição entre finita e infinita.

Poster
Poster
Discute-se a natureza das medições que podem ser efetuadas pelos sistemas analógico-digitais. Estabelece-se que o poder computacional destes sistemas que operam num número polinomial de passos é o das classes computacionais $\mathit{BPP//}\log^{(k)}\!\star$. Por fim discutem-se os limites da simulação computacional de sistemas físicos e comparam-se os conceitos de número mensurável segundo a abordagem de Geroch e Hartle e a nossa.


Ver Resumo alargado

See also

Poster
Apresentação
Colloquium_logo

The Mathematics Colloquium is a series of monthly talks organized by the Department of Mathematics of IST, aiming to be a forum for the presentation of mathematical ideas or ideas about Mathematics. The Colloquium welcomes the participation of faculty, researchers and undergraduate or graduate students, of IST or other institutions, and is seen as an opportunity of bringing together and fostering the building up of ideas in an informal atmosphere.


Organizers: Conceição Amado, Lina Oliveira e Maria João Borges.