Eventos e Notícias RSS

Placard global

Conferência SIAM Conference em Ciência da Computação e EngenhariaRésonances: Scattering Géométrique et DynamiqueDinâmica e Geometria a partir de Dados com Grande DimensãoWorkshop on Quiver Grassmannians and their ApplicationsTeoria de Galois de Períodos e AplicaçõesPortas douradas em aritméticaGeometria complexa, sistemas dinâmicos e teoria das folheaçõesQuestões matemáticas em teoria de turbulência de ondasConferência Internacional de Topologia 2017 na University of GeorgiaAspectos matemáticos da física via operadores não auto-adjuntosEscola e Encontro de Trabalho em Geometria Algébrica e Física 2017XIV Curso Avançado em Teoria de Operadores e Análise ComplexaEntre a Geometria e a RelatividadeResurgent Asymptotics in Physics and MathematicsCongresso Internacional de Matemáticos 2018
Estudo e Investigação em Portugal

24/02/2017 — 24/03/2017

Pensando em estudar ou investigar em Portugal? Considere mais alguns argumentos.

Amílcar Sernadas (1952 - 2017)

07/02/2017

Amílcar Sernadas nasceu em 1952, em Angola. Licenciou-se, em 1975, no Instituto Superior Técnico em Engenharia Eletrotécnica. Doutorou-se, em 1980, na Universidade de Londres em Computer Science. Fez a agregação, em 1982, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em Análise Numérica e Computação. Passou  a Professor Associado em 1987 e a Professor Catedrático em 1990, no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.

Foi um investigador brilhante, coautor de mais de 140 publicações, contando com mais de 3200 citações no Google Scholar.  De entre as 140 publicações, 5 contam com mais de 100 citações e outras 15 com mais de 50. Criou uma escola na área da Lógica e Teoria da Computação: orientou ou co-orientou 12 doutoramentos e 6 post-docs. Três dos doutoramentos conduziram a prémios IBM e um deles a um prémio Anastácio da Cunha da Sociedade Portuguesa de Matemática. Deixou 44 descendentes científicos incluindo um trineto.

As suas contribuições científicas mais importantes que lhe granjearam reconhecimento mundial centram-se na especificação temporal de sistemas, na especificação algébrica de objetos, na combinação de lógicas e mais recentemente em lógicas probabilísticas e quânticas. Foi membro da comissão científica da série Advanced Studies in Mathematics and Logic e da revista Formal Aspects of Computing. Foi afiliado de 16 organizações científicas, em particular, AMS, SPM, ACM, EATCS e diversos grupos de trabalho do IFIP, e foi membro da Direção do Centro Internacional de Matemática (CIM), de 1996 a 2004 onde foi membro do Conselho Científico desde 2005.

Destacou-se por liderar diversos projectos de investigação científica, nacionais e europeus, incluindo projectos pioneiros com a indústria em áreas de interface entre a matemática e a engenharia.

Deve-se a ele, em grande parte, a modernização dos programas das disciplinas introdutórias de programação dos diversos cursos de Engenharia do IST, ou a reformulação dos programas das disciplinas de lógica e computação do ramo correspondente da LMAC e do MMA, no âmbito da Reforma de Bolonha, bem como contribuições significativas para a definição da estrutura curricular pós-Bolonha da LEIC/MEIC, onde foi responsável pela área da Teoria da Computação.

Destacou-se pelo seu envolvimento na gestão académica tendo sido membro do Conselho Científico do IST e membro do Senado da Universidade de Lisboa e da sua Comissão para os Assuntos Científicos.

Foi-lhe concedido o título de Professor Distinto do IST em 2016, entregue na cerimónia de comemoração do 105º aniversário do IST, pelo Presidente da República.

Oficina Diagonal

04/03/2017

A Oficina Diagonal é um encontro intercalar dos bolseiros de Lisboa do Programa Novos Talentos em Matemática da Fundação Calouste Gulbenkian.

Este ano o encontro é no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Programa

Ciência de Dados, Estatística e Visualização (DSSV 2017)

12/07/2017 — 14/07/2017

A conferência Ciência de Dados, Estatística & Visualização (DSSV 2017) é o primeiro evento de uma nova série de conferências. O objectivo é juntar investigadores interessados a interacção entre ciência da computação, estatísticas e visualização, e criar pontes entre dois campos.

Próximos seminários

Seminários de investigação, de trabalho ou de estudantes a realizar no DMIST durante as próximas semanas.

Ler mais...

Agregações e doutoramentos

Provas públicas de agregações ou doutoramentos recentes ou próximas.

Ler mais...

Eventos e notícias por perto

Eventos e notícias na área da Matemática da responsabilidade de outras organizações locais e de possível interesse para o DMIST.

Sugerir

Placard global

Eventos e notícias na área da Matemática a nível mundial e de possível interesse para o DMIST.

Sugerir