In memoriam: António Ferreira dos Santos

25/12/2025

O Professor António Ferreira dos Santos nasceu em Almeirim, em 1939, e dedicou a sua vida académica ao Instituto Superior Técnico, em particular ao Departamento de Matemática. Dotado de uma notável capacidade de coordenação e liderança, colocou a sua criatividade e visão científica ao serviço da investigação desenvolvida no Departamento de Matemática.

Distinguindo-se como o melhor aluno do Liceu de Santarém em 1957, António Ferreira dos Santos obteve uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, que lhe permitiu concluir a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico, em 1963. Em 1966, novamente com o apoio da Fundação Gulbenkian, deslocou-se para Londres, onde obteve o grau de Doutor em Engenharia Eletrotécnica pelo Imperial College, com um trabalho na área da propagação de ondas. No final da década de 80, decidiu centrar a sua atividade científica na área da Matemática. Em 1989 obteve a Agregação em Matemática. Desde então, exerceu funções como Professor Catedrático no Departamento de Matemática.

O Professor Ferreira dos Santos desempenhou diversos cargos de elevada responsabilidade académica, tendo sido Presidente do Instituto Superior Técnico entre 1978 e 1979, Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto Superior Técnico entre 1979 e 1980, Presidente do Departamento de Matemática nos períodos de 1983 a 1984 e de 1991 a 1992, bem como Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico nos mandatos de 2001 a 2002 e de 2003 a 2004.

Foi ainda membro de várias estruturas de gestão e coordenação do Departamento de Matemática. Esteve na criação do Mestrado em Matemática Aplicada, do qual foi coordenador entre 1983 e 1991, tendo lecionado diversas unidades curriculares, nomeadamente Análise Funcional, Análise Complexa, Operadores Lineares e Operadores Integrais.

Foi o principal fundador do Centro de Matemática Aplicada, posteriormente Centro de Matemática e Aplicações, bem como do Centro de Análise Funcional e Aplicações, do qual foi presidente até à sua jubilação, em 2009.

Criou um grupo de investigação em Teoria de Operadores, integrando-o na comunidade científica internacional. A sua investigação contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da teoria da fatorização e da teoria dos operadores integrais singulares, destacando-se, em particular, os seus contributos para a fatorização de funções matriciais do tipo Daniele–Khrapkov e para a fatorização em superfícies de Riemann, bem como para a análise de Fredholm de equações em intervalos compactos. Salientam-se ainda os seus trabalhos na aplicação da teoria da fatorização a sistemas integráveis e à teoria da difração de ondas. Publicou cerca de meia centena de artigos científicos e orientou várias teses de doutoramento.

O Professor Ferreira dos Santos, pela sua determinação e paixão pelo conhecimento, deu contributos de elevado nível para o desenvolvimento da investigação científica em Portugal. Para todos quantos com ele contactaram, será sempre uma referência de rigor académico, espírito democrático na relação entre colegas e permanente procura da excelência científica.