Esta página deverá vir a permitir o controlo da recepção de anúncios por email da lista de distribuição associada. Neste momento isto ainda está a ser desenvolvido. No caso de ter recebido emails da lista e pretender deixar de recebê-los ou quiser sugerir uma data de envio, contacte

web.apps@math.tecnico.ulisboa.pt

Arquivo de eventos e notícias

Candidaturas ao Prémio Professor Jaime Campos Ferreira — 2019

18/10/2019 — 15/11/2019

Estão abertas, até às 17h do dia 15 de Novembro de 2019, as candidaturas ao Prémio Professor Jaime Campos Ferreira — 2019.

Este prémio foi estabelecido pelo Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico em 2002, com os objectivos simultâneos de distinguir, pelos seus méritos académicos na área da Matemática, alunos do IST e de homenagear o Professor Jaime Campos Ferreira, Professor Catedrático Jubilado do IST (1927­-2016), que contribuiu decisivamente para a criação e desenvolvimento do DM e estimulou enormemente o interesse pela Matemática de sucessivas gerações de estudantes.

Maratona Inter-Universitária de Programação 2019

12/10/2019

@ Instituto Superior Técnico

Alberto Pacheco (MMA), Gonçalo Paredes (MEIC) e Henrique Navas (LMAC) venceram a Maratona Inter-Universitária de Programação 2019 que decorreu no Técnico no dia 12/10/2019, com organização do Departamento de Engenharia Informática.

Sistemas de Partículas e EDPs VIII

02/12/2019 — 06/12/2019

@ Anfiteatro Abreu Faro, Instituto Superior Técnico, Av. Rovisco Pais, Lisboa

A ideia do encontro é reunir investigadores de duas áreas distintas de matemática, Sistemas de Partículas e Equações Diferenciais Parciais, e apresentar resultados científicos recentes em ambas as áreas.

Contamos com a partição de uma vasta audiência, incluindo jovens investigadores e estudantes de doutoramento, e pretendemos apresentar e explorar a natureza interdisciplinar da matemática e as suas aplicações em várias áreas.

Aspectos matemáticos e geométricos de teorias de campo superconformes

05/09/2019 — 06/09/2019

@ Sala 3.10, Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico, Campus da Alameda

Encontro com oradores convidados

• Vasilis Niarchos (Durham)
  • Costis Papageorgakis (Queen Mary London)
  • Wolfger Peelaers (Oxford)

Lançamento da revista Ponto Fixo

21/06/2019

@ Anfiteatro Pa2, Pavilhão de Matemática, Instituto Superior Técnico

O Núcleo de Estudantes de Matemática vai lançar a primeira edição da revista Ponto Fixo, uma revista sobre a matemática e a comunidade matemática do Instituto Superior Técnico.

Matemática no Técnico: Vem conhecer as melhores profissões do mundo...

01/07/2019

@ Sala P3.10, Pavilhão de Matemática, Instituto Superior Técnico

Se estás a terminar o ensino secundário e tens um gosto especial pela matemática, já pensaste o que fazer a seguir? De acordo com a lista do CareerCast de 2017, sete das onze melhores profissões do mundo são em Matemática.

Neste encontro vais encontrar um ambiente estimulante, onde professores e antigos e atuais alunos da Licenciatura em Matemática Aplicada  e Computação (LMAC) do IST vão falar de matemática, das suas aplicações, saídas profissionais e investigação. Terás ainda tempo e espaço para olhar, ouvir e pensar mais além.

Conferência Internacional sobre Métodos Trefftz e MFS

29/07/2019 — 31/07/2019

@ Incubadora da Universidade de Lisboa (antigo Complexo Interdisciplinar), Av. Gama Pinto 1, Lisboa

Esta conferência conjunta visa reunir investigadores que trabalham em métodos Trefftz e, em particular, no Método das Soluções Fundamentais. É a 9ª conferência sobre métodos Trefftz e a 5ª sobre o Método das Soluções Fundamentais. A edição anterior realizou-se na Universidade Técnica de Poznan, na Polónia.