Esta página deverá vir a permitir o controlo da recepção de anúncios por email da lista de distribuição associada. Neste momento isto ainda está a ser desenvolvido. No caso de ter recebido emails da lista e pretender deixar de recebê-los ou quiser sugerir uma data de envio, contacte

web.apps@math.tecnico.ulisboa.pt

Arquivo de eventos e notícias

Patrícia Gonçalves no Tempo das Dálias

14/01/2020

O Programa da Antena 2 No Tempo das Dálias da jornalista Paula Castelar é sobre Patrícia Gonçalves.

Ricardo Schiappa em programa da Antena 1 90 Segundos de Ciência

22/01/2020

No episódio 773 de 90 Segundos de Ciência, Ricardo Schiappa fala da investigação do seu grupo sobre modelos matemáticos para estudar os elementos básicos que constroem a geometria e a topologia do nosso universo.

Escola de Inverno de Matemática

05/02/2020 — 06/02/2020

Localizar no mapa@ Sala P12, Pavilhão de Matemática, Instituto Superior Técnico, Lisboa

A Escola de Inverno de Matemática (EIM) pretende ajudar os alunos do 1º ciclo ou do 2º ciclo do ensino superior a encontrar opções de estudo que se revelem entusiasmantes. Matemáticos, da universidade e das empresas, vão falar de matemática, das suas aplicações, de investigação em matemática, e da matemática no mundo real num ambiente onde os alunos terão tempo e espaço para olhar, ouvir e pensar mais além.

A EIM está aberta a todos os alunos interessados, do 1º ciclo ou do 2º ciclo do ensino superior, do IST ou de outras escolas, estudantes de matemática ou não.

Lembrete a ser enviado: 2020-01-31

9as Palestras IST em Geometria Algébrica e Física

03/02/2020 — 05/02/2020

Localizar no mapa@ Sala P3.10, Pavilhão de Matemática, Instituto Superior Técnico, Lisboa

As Palestras IST em Geometria Algébrica e Física tiveram início em 1999 e têm como objectivo ajudar a compreender e fortalecer pontes entre áreas promissoras de Geometria Algébrica e de Física.

Em 2020 estarão a cargo de Jean-Pierre Ramis e Philip Boalch.

IberiCOS 2020 — 15º Encontro Ibérico de Cosmologia

06/04/2020 — 08/04/2020

Localizar no mapa@ Departamento de Física, Universidade de Coimbra

A edição 2020 do Encontro Ibérico de Cosmologia (IberiCOS 2020) decorrerá na Universidade de Coimbra. Esta série de encontros pretende encorajar a interacção e colaboração entre investigadores trabalhando em Cosmologia e áreas relacionadas em Portugal e Espanha. Investigadores de outros países também são bem vindos.

Os encontros foram concebidos para encorajar a apresentação de trabalhos em curso. No mesmo espírito, os encontros não serão restringidos a um tópico único, mas são abertos a cosmoçogistasno sentido mais lato, desde cosmologia matemática e física teórica a astrofísica observacional. O estímulo de interacções entre teóricos e observacionais é também uma das preocupações particulares dos organizadores.

Prémios Professor Jaime Campos Ferreira 2019

19/12/2019

Localizar no mapa@ Sala Comum, Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico, Lisboa

Os Prémios Professor Jaime Campos Ferreira 2019 foram atribuídos aos alunos:

• Miguel Lourenço Henriques Barata (MMA)
  • Henrique Cravo Esteves dos Santos (MMA)

e ex æquo a

• Gustavo Borges Marques (MMA)
  • João Rafael Oliveira Mira da Silva (MMA)
  • Paulo Duarte Mourão (MMA)
  • Pedro Marques Lima da Silva (MMA).

A cerimónia pública de entrega dos correspondentes diplomas terá lugar no dia 19 de Dezembro pelas 17:00 na Sala Comum do Departamento de Matemática.

Martin Hairer

02/12/2019

Localizar no mapa@ Anfiteatro Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar, Instituto Superior Técnico

Uma palestra Pedro Nunes pelo Medalha Fields 2014 Martin Hairer.

Random Loops

A "rubber band" constrained to remain on a manifold evolves by trying to shorten its length, eventually settling on a closed geodesic, or collapsing entirely. It is natural to try to consider a noisy version of such a model where each segment of the band gets pulled in random directions. Trying to build such a model turns out to be surprisingly difficult and generates a number of nice insights, as well as some beautiful algebraic and analytical objects. We will survey some of the main results obtained on the way to this construction.

Mini encontro em Estruturas Superiores e Aplicações

05/11/2019 — 06/11/2019

@ Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico, Campus da Alameda

Neste mini-encontro de 2 dias, membros do projet Higher Structures and Applications (PTDC/MAT-PUR/31089/2017), financiado pela FCT, vão explicar aspetos da sua investigação aos outros membros e a qualquer pessoa que esteja interessada, em apresentações curtas com muito espaço para discussão.