Esta página deverá vir a permitir o controlo da recepção de anúncios por email da lista de distribuição associada. Neste momento isto ainda está a ser desenvolvido. No caso de ter recebido emails da lista e pretender deixar de recebê-los ou quiser sugerir uma data de envio, contacte

web.apps@math.tecnico.ulisboa.pt

Arquivo de eventos e notícias

8º Encontro IST-IME

07/09/2020 — 11/09/2020

Localizar no mapa@ Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal

Este encontro, cujo âmbito são Equações Diferenciais Ordinárias ou às Derivadas Parciais e tópicos conexos, pretende promover a integração de investigadores tanto do IST como do IME (e outras instituições), via a apresentação de trabalhos de investigação e palestras plenárias a cargo dos participantes.

Esta edição honra Giorgio Fusco que contribuiu e contribui fortemente para esta ligação IST-IME.

Escola sobre Simetria Espelho e Espaços Moduli

15/06/2020

Localizar no mapa@ Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal

O objectivo desta escola-workshop consiste em juntar investigadores a trabalhar em diferentes aspectos da simetria espelho que ocorrem em espaços de moduli. Além de seminários sobre tópicos de investigação de ponta haverá quatro mini-cursos introdutórios dirigidos a estudantes e jovens investigadores em geometria diferencial, geometria algébrica, física teórica e áreas afins.

Encontro sobre Buracos Negros: BPS, BMS e integrabilidade.

09/09/2020 — 11/09/2020

Localizar no mapa@ P3.10, Mathematics Building, Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal

Este encontro reúne investigadores para facilitar discussões colaborativas sobre desenvolvimentos correntes em gravidade quântica e teoria de cordas.

Organizadores: Gabriel Lopes Cardoso, Suresh Nampuri.

IberiCOS 2020 — 15º Encontro Ibérico de Cosmologia

06/04/2020 — 08/04/2020

Localizar no mapa@ Departamento de Física, Universidade de Coimbra

A realização do evento foi suspensa devido à pandemia do COVID-19.

A edição 2020 do Encontro Ibérico de Cosmologia (IberiCOS 2020) decorrerá na Universidade de Coimbra. Esta série de encontros pretende encorajar a interacção e colaboração entre investigadores trabalhando em Cosmologia e áreas relacionadas em Portugal e Espanha. Investigadores de outros países também são bem vindos.

Os encontros foram concebidos para encorajar a apresentação de trabalhos em curso. No mesmo espírito, os encontros não serão restringidos a um tópico único, mas são abertos a cosmoçogistasno sentido mais lato, desde cosmologia matemática e física teórica a astrofísica observacional. O estímulo de interacções entre teóricos e observacionais é também uma das preocupações particulares dos organizadores.

Ana Bela Cruzeiro eleita membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa

30/01/2020

A Academia das Ciências de Lisboa elegeu a Professora Ana Bela Cruzeiro como membro correspondente nacional da Classe de Ciências (Matemática).

É a quarta vez que este título é outorgado a um professor do Departamento de Matemática do IST (Luís Torres Magalhães, 1995; Rui Loja Fernandes, 2006; Adélia Sequeira, 2018).

Ricardo Schiappa em programa da Antena 1 90 Segundos de Ciência

22/01/2020

No episódio 773 de 90 Segundos de Ciência, Ricardo Schiappa fala da investigação do seu grupo sobre modelos matemáticos para estudar os elementos básicos que constroem a geometria e a topologia do nosso universo.

Escola de Inverno de Matemática

05/02/2020 — 06/02/2020

Localizar no mapa@ Sala P12, Pavilhão de Matemática, Instituto Superior Técnico, Lisboa

A Escola de Inverno de Matemática (EIM) pretende ajudar os alunos do 1º ciclo ou do 2º ciclo do ensino superior a encontrar opções de estudo que se revelem entusiasmantes. Matemáticos, da universidade e das empresas, vão falar de matemática, das suas aplicações, de investigação em matemática, e da matemática no mundo real num ambiente onde os alunos terão tempo e espaço para olhar, ouvir e pensar mais além.

A EIM está aberta a todos os alunos interessados, do 1º ciclo ou do 2º ciclo do ensino superior, do IST ou de outras escolas, estudantes de matemática ou não.

9as Palestras IST em Geometria Algébrica e Física

03/02/2020 — 05/02/2020

Localizar no mapa@ Sala P3.10, Pavilhão de Matemática, Instituto Superior Técnico, Lisboa

As Palestras IST em Geometria Algébrica e Física tiveram início em 1999 e têm como objectivo ajudar a compreender e fortalecer pontes entre áreas promissoras de Geometria Algébrica e de Física.

Em 2020 estarão a cargo de Jean-Pierre Ramis e Philip Boalch.

Prémios Professor Jaime Campos Ferreira 2019

19/12/2019

Localizar no mapa@ Sala Comum, Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico, Lisboa

Os Prémios Professor Jaime Campos Ferreira 2019 foram atribuídos aos alunos:

• Miguel Lourenço Henriques Barata (MMA)
  • Henrique Cravo Esteves dos Santos (MMA)

e ex æquo a

• Gustavo Borges Marques (MMA)
  • João Rafael Oliveira Mira da Silva (MMA)
  • Paulo Duarte Mourão (MMA)
  • Pedro Marques Lima da Silva (MMA).

A cerimónia pública de entrega dos correspondentes diplomas terá lugar no dia 19 de Dezembro pelas 17:00 na Sala Comum do Departamento de Matemática.