Esta página deverá vir a permitir o controlo da recepção de anúncios por email da lista de distribuição associada. Neste momento isto ainda está a ser desenvolvido. No caso de ter recebido emails da lista e pretender deixar de recebê-los ou quiser sugerir uma data de envio, contacte

web.apps@math.tecnico.ulisboa.pt

Arquivo de eventos e notícias

IberiCOS 2020 — 15º Encontro Ibérico de Cosmologia

06/04/2020 — 08/04/2020

@ Departamento de Física, Universidade de Coimbra

A edição 2020 do Encontro Ibérico de Cosmologia (IberiCOS 2020) decorrerá na Universidade de Coimbra. Esta série de encontros pretende encorajar a interacção e colaboração entre investigadores trabalhando em Cosmologia e áreas relacionadas em Portugal e Espanha. Investigadores de outros países também são bem vindos.

Os encontros foram concebidos para encorajar a apresentação de trabalhos em curso. No mesmo espírito, os encontros não serão restringidos a um tópico único, mas são abertos a cosmoçogistasno sentido mais lato, desde cosmologia matemática e física teórica a astrofísica observacional. O estímulo de interacções entre teóricos e observacionais é também uma das preocupações particulares dos organizadores.

Lembrete a ser enviado: 2020-01-15

Martin Hairer

02/12/2019

@ Anfiteatro Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar, Instituto Superior Técnico

Uma palestra Pedro Nunes pelo Medalha Fields 2014 Martin Hairer.

Random Loops

A "rubber band" constrained to remain on a manifold evolves by trying to shorten its length, eventually settling on a closed geodesic, or collapsing entirely. It is natural to try to consider a noisy version of such a model where each segment of the band gets pulled in random directions. Trying to build such a model turns out to be surprisingly difficult and generates a number of nice insights, as well as some beautiful algebraic and analytical objects. We will survey some of the main results obtained on the way to this construction.

Mini encontro em Estruturas Superiores e Aplicações

05/11/2019 — 06/11/2019

@ Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico, Campus da Alameda

Neste mini-encontro de 2 dias, membros do projet Higher Structures and Applications (PTDC/MAT-PUR/31089/2017), financiado pela FCT, vão explicar aspetos da sua investigação aos outros membros e a qualquer pessoa que esteja interessada, em apresentações curtas com muito espaço para discussão.

Candidaturas ao Prémio Professor Jaime Campos Ferreira — 2019

18/10/2019 — 15/11/2019

Estão abertas, até às 17h do dia 15 de Novembro de 2019, as candidaturas ao Prémio Professor Jaime Campos Ferreira — 2019.

Este prémio foi estabelecido pelo Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico em 2002, com os objectivos simultâneos de distinguir, pelos seus méritos académicos na área da Matemática, alunos do IST e de homenagear o Professor Jaime Campos Ferreira, Professor Catedrático Jubilado do IST (1927­-2016), que contribuiu decisivamente para a criação e desenvolvimento do DM e estimulou enormemente o interesse pela Matemática de sucessivas gerações de estudantes.

Maratona Inter-Universitária de Programação 2019

12/10/2019

@ Instituto Superior Técnico

Alberto Pacheco (MMA), Gonçalo Paredes (MEIC) e Henrique Navas (LMAC) venceram a Maratona Inter-Universitária de Programação 2019 que decorreu no Técnico no dia 12/10/2019, com organização do Departamento de Engenharia Informática.

Sistemas de Partículas e EDPs VIII

02/12/2019 — 06/12/2019

@ Anfiteatro Abreu Faro, Instituto Superior Técnico, Av. Rovisco Pais, Lisboa

A ideia do encontro é reunir investigadores de duas áreas distintas de matemática, Sistemas de Partículas e Equações Diferenciais Parciais, e apresentar resultados científicos recentes em ambas as áreas.

Contamos com a partição de uma vasta audiência, incluindo jovens investigadores e estudantes de doutoramento, e pretendemos apresentar e explorar a natureza interdisciplinar da matemática e as suas aplicações em várias áreas.

Aspectos matemáticos e geométricos de teorias de campo superconformes

05/09/2019 — 06/09/2019

@ Sala 3.10, Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico, Campus da Alameda

Encontro com oradores convidados